Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 22 de Setembro de 2013 às 07:58

    Imprimir


Um menino de apenas 2 anos e meio e pesando 33 kg se tornou a pessoa mais jovem a ser submetida a uma cirurgia bariátrica, segundo a publicação especializada International Journal of Surgery. A origem e o nome da criança não foram divulgados, e o procedimento foi feito há 2 anos, mas somente documentado agora.



 
Ele apresentava obesidade mórbida e apneia obstrutiva do sono, que é quando se para de respirar por um certo intervalo de tempo enquanto dorme. As dietas não funcionavam e, após exames, observou-se que a obesidade não tinha raízes genéticas ou hereditárias, ou origem em doenças como tumor no cérebro. O procedimento foi, então, autorizado.



 
Não houve complicações, segundo o relatório, e após 2 meses a apneia havia diminuído consideravelmente.


 
O colunista Philip Sherwell, do Telegraph, contou um pouco a história do menino. Aos 14 meses de idade, com mais de 21 kg, ele foi a um endocrinologista e começou uma dieta, mas 4 meses depois seu peso havia aumentado em 8 kg.


 
O menino foi então encaminhado a uma clínica de obesidade, mas continuou ganhando peso. Foi somente nessa época que os cirurgiões decidiram operá-lo, apesar da pouca idade.


 
Dois anos após o procedimento, seu peso chegou aos 24 kg.


 
Antes do caso, a criança mais jovem a ser submetida a uma gastrectomia tubular laparoscópica, em que aproximadamente 85% do estômago é retirado, de acordo com o centro médico da Universidade de Maryland, foi uma criança de 5 anos da Arábia Saudita.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário