Bovespa ganha 0,42% na abertura; dólar vale R$ 1,61
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) inicia os negócios desta sexta-feira em terreno positivo. Assim como ontem, as ações da Vale têm forte demanda pelos investidores, movimentando praticamente quatro vezes o giro dos papéis da Petrobras, nos primeiros minutos deste pregão.
O novo presidente da Vale, Murilo Ferreira, afirmou hoje em reunião com analistas que o plano de investimentos da empresa não será postergado, e defendeu investimentos na área de siderurgia e a participação no consórcio para construção da usina de Belo Monte. A ação preferencial tem alta de 0,78%.
"Vamos recuperar e acelerar investimentos. Não penso paralisar ou postergar nenhum projeto no curto prazo", disse ele.
O índice Ibovespa, que reflete os preços das ações mais negociadas, sobe 0,42%, aos 64.368 pontos. Ontem, a Bovespa fechou em alta de 1,1%.
Na Europa, a Bolsa de Londres ganha 0,92%; em Frankfurt, o índice acionário Dax avança 0,51%.
O dólar comercial é negociado por R$ 1,610, em um decréscimo de 0,43%. A taxa de risco-país marca 172 pontos, número 1,14% abaixo da pontuação anterior.
O nível de gastos das famílias americanas aumentou 0,4% em abril, enquanto o nível de renda teve crescimento de 0,4%, segundo o Departamento de Comércio dos EUA. Enquanto o primeiro número ficou abaixo das expectativas dos analistas, a segunda taxa veio em linha com as projeções do setor financeiro.
A inflação medida pelo PCE teve alta de 0,3% em abril ante 0,4%. Mas com a exclusão dos preços de alimentos e combustíveis, a taxa foi de 0,2%, ante 0,1% no mês anterior, ainda em níveis considerados confortáveis pela autoridade monetária local.
O PCE é um índice de preços associado aos gastos pessoais divulgados hoje, sendo acompanhado com atenção pelo Federal Reserve, o banco central americano.
Comentários