Abertura oficial dos Jogos Nacionais do Sesi: espetáculo emocionou todos os participantes
Simões Filho (BA)* – Um espetáculo com 500 artistas emocionou os 1.087 atletas que participaram na noite dessa quarta-feira, 25 de maio, da solenidade de abertura dos Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria(SESI). O torneio que prossegue até sábado, 28 de maio, com disputas em nove modalidades esportivas no Complexo Esportivo do SESI em Simões Filho, região metropolitana de Salvador.
A cerimônia começou com apresentação no ginásio de esportes do SESI com o grupo circense Picolino, seguido da passagem da bandeira dos Jogos do SESI por um grupo de dançarinos vestidos de gaúchos para as baianas. O momento representou a passagem do evento, que foi realizado em 2010 em Bento Gonçalves, serra gaúcha, para Simões Filho, na Bahia. Em seguida, as delegações dos estados fizeram o desfile de apresentação e o juramento do atleta.
O ponto alto do evento foi quando o músico Armandinho entrou no ginásio tocando o Hino Nacional na guitarra, acompanhado da cantora Margareth Menezes e dos tambores da banda infantil do grupo cultural Ilê Aiyê. "Gostei muito do hino estilizado, saiu do formal o que fez a emoção ser maior", diz a nadadora Nadia Maria Garpinelli, que é e engenheira da Volkswagem de São Paulo. A atleta vai entrar nas piscinas do Simões Filho nesta quinta-feira para competir por medalha nos 200 metros livres da natação.
Durante a abertura, o espetáculo teatral O Brasil se reconhece na Bahia, dirigido por Luiz Marfuz, também mostrou a cultura baiana e brasileira. O show apresentou, por meio da dança, a cultura brasileira desde a descoberta do Brasil, representada pelos índios e com a chegada dos portugueses e africanos. "Gostei do embate que foi mostrado entre as três raças e o desfecho com a mistura das cores e dos povos, mostrando a origem do povo.
O evento contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, que trabalhou na indústria petroquímica. "O SESI é uma referência de inclusão pelo esporte e deixa um legado importante para a região", disse Jaques Wagner. Ele se referia aos R$ 16 milhões investidos na ampliação e na modernização do complexo esportivo do SESI em Simões Filho, que, neste ano, é a sede dos Jogos Nacionais.
O presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), José de Freitas Mascarenhas, anfitrião dos Jogos, deu boas-vindas aos 1087 trabalhadores-atletas das 234 empresas e elogiou a "saudável condição de conciliarem esporte e trabalho". E citou Henry Ford, criador da montadora norte-americana: "Unir-se é um bom começo. Trabalhar em conjunto é a vitória", celebrou o anfitrião.
O diretor-superintendente do SESI, Carlos Henrique Fonseca, lembrou que a entidade, ligada à Confederação Nacional da Indústria (CNI), busca com programas de qualidade de vida enfrentar o sedentarismo entre trabalhadores da indústria. "Vocês são exemplos para os colegas, são vencedores que ajudam a disseminar o lazer ativo", disse, saudando os trabalhadores que participam dos Jogos.
O prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar, também participou da cerimônia de abertura da 7ª edição dos Jogos, assim como dirigentes nacionais e regionais do SESI e autoridades militares. O ex-jogador de futebol Bobô, paraninfo dos jogos nacionais, e a ex-tenista Patrícia Medrado, madrinha do Mundial de Tênis do Trabalhador, que ocorre na Associação Atlética da Bahia, desejaram boa sorte a todos os participantes.
Comentários