Antônio Divino Moura foi anunciado nesta quarta-feira, 25 de maio, 1º vice-presidente da Organização Meteorológica Mundial.
Diretor do Inmet é eleito para agência da ONU
O Congresso Meteorológico Mundial elegeu, nesta quarta-feira, 25 de maio, Antonio Divino Moura 1º vice-presidente da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Moura é diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura.
É a primeira vez que o Brasil conquista uma posição de destaque na OMM, agência da Organização das Nações Unidas (ONU). Moura considera sua eleição uma vitória para a meteorologia brasileira, que trará mais visibilidade para as atividades do Inmet. O diretor avalia a conquista como “importante para todos nós, que dedicamos nosso dia-a-dia de trabalho sério a esta instituição e em apoio aos nossos usuários da agricultura, recursos hídricos, defesa civil, saúde, transporte, entre outros”.
O XVI Congresso da OMM se estende até 3 de junho, em Genebra (Suíça), para decidir as orientações estratégicas, prioridades e orçamento da Organização para os próximos quatro anos. Durante o evento, foram ainda eleitos para um mandato de quatro anos no cargo: David Grimes, do Canadá, presidente; Mieczyslaw S. Ostojski, da Polônia, 2º vice-presidente; e Abdalah Mokssit, do Marrocos, 3º vice-presidente.
Ontem, 24 de maio, o Congresso Meteorológico Mundial reconduziu Michel Jarraud ao posto de Secretário Geral da OMM, cargo que ocupa desde 2004. O novo mandato é válido até 31 de dezembro de 2015.
Saiba mais
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) com sede em Genebra (Suíça). Criada em 1950, é originária da Organização Meteorológica Internacional, fundada em 1873. A função da OMM é exercer liderança mundial especializada na promoção da cooperação internacional em termas relacionados a clima, tempo e recursos hídricos. (Da Redação, com informações do Inmet)
Comentários