Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 25 de Maio de 2011 às 16:11

    Imprimir


O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) voltou a criticar nesta terça-feira (25) o uso da força contra aqueles que protestam por maior democracia em diversos países árabes, no norte da África.

"O Brasil defende o direito à manifestação pacífica e condena o uso da violência contra manifestantes desarmados. Aspirações por maior participação política, melhores perspectivas de emprego e renda, liberdade de expressão e respeito aos direitos humanos devem encontrar canais de expressão para serem levados em consideração", afirmou o ministro em evento de comemoração ao Dia da África.

O chanceler brasileiro afirmou que, embora as manifestações estejam concentradas no norte do continente, "as vozes vigorosas que mobilizam por mudança são ouvidas em toda parte". O Itamaraty defende uma solução política para a atual crise enfrentada na Líbia.

O ministro ressaltou o bom relacionamento entre o Brasil e o continente africano e citou o grande número de embaixadas brasileiras abertas na região - atualmente são 37 embaixadas num continente formado por 54 países.

O embaixador do Zimbábue, Thomas Sukutai, decano do grupo de embaixadores africanos, também elogiou o papel do Brasil no continente e afirmou que o país "traz um modelo de desenvolvimento alternativo", de relacionamento "Sul-Sul", em oposição ao modelo tradicional "Norte-Sul".





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90431/visualizar/