Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Maio de 2011 às 12:01
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


Os trabalhadores demitidos da empreiteira Konika, subcontratada pela construtora Brookfield Incorporações começaram a receber nesta terça (24), às 9 horas, o salário atrasado referente ao mês de abril. As construtoras Brookfield e MB Engenharia são responsáveis pela obra do Residencial Bonavita, ao lado do shopping Pantanal, que foi embargada pela quinta vez pela Vara Especializada do Meio Ambiente no dia 7 de maio.

No dia 11 de maio, 238 trabalhadores foram demitidos. A dívida trabalhista, que era da empreiteira Konika, foi assumida pela Brookfield Incorporações, que se comprometeu a fazer a rescisão e pagar dois meses de salários atrasados na última sexta-feira (20). Neste dia, cerca de 200 ex-empregados compareceram ao Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), mas a empresa, além de comparecer ao local somente no final da manhã, alegou que uma falha no sistema não permitiria o início dos acertos.

A informação causou revolta nos trabalhadores e, depois de uma negociação em conjunto com o SINTRAICCCM e a Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso (FETIEMT), foi aceita a proposta de quitar o salário de abril nesta terça (24) e fazer as rescisões na próxima sexta (27).
Na manhã desta terça (24), 173 ex-funcionários compareceram ao SINTRAICCCM, alguns de madrugada. Foi o caso de Elias Lopes de Souza, que chegou acompanhado de mais três trabalhadores às 3 da manhã. “Tive que emprestar dinheiro para pagar minhas contas, agora espero que esta situação se resolva”, contou ele, que foi empregado da Konika durante um ano e um mês.
A negociação está sendo acompanhada pelo SINTRAICCCM e pela Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso (FETIEMT), que permanecerão no local durante todo o dia para garantir o cumprimento da lei.

Os trabalhadores receberam senhas e estão sendo atendidos pelas funcionárias do setor administrativo financeiro da empreiteira Konika, Luana Cristina da Silva e Claudina da Costa Silva, e pelos funcionários a construtora Brookfield Tiago Alves Ferreira (administrativo de obras), Quércia Machado (administrativo financeiro) e Everton de Freitas (gerente de obras). O gerente geral de obra da Brookfield, Cístenes Rocha Fonseca, também acompanha o atendimento, que segue até o final do dia.

“Este resultado mostra a importância da organização sindical para fazer valer o direito dos trabalhadores e principalmente sua força”, comentou o presidente da FETIEMT Ronei de Lima.
Joaquim Santana, presidente do SINTRAICCCM, garantiu que a entidade prestará todo o auxílio aos trabalhadores até que o caso se resolva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90475/visualizar/