Comissão irá ouvir secretário de Trânsito e preparar relatório preliminar
Após ouvir mais três pessoas a respeito das concessões dos pontos de táxis em Sinop, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Táxis irá colher o último depoimento da fase de oitivas e preparar um relatório preliminar com as informações levantadas até o momento.
Hoje, pela manhã, foram ouvidos o servidor da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Sinop, Valmir Pereira, e outro representante dos taxistas, que faz parte de um grupo que está criando a Cooperativa de Táxi de Sinop, José Antonio Miranda.
A próxima, e última, pessoa a ser ouvida é o secretário Julio Dias. “Vamos oficiá-lo para ouvi-lo ainda nessa semana. Vamos nos reunir, analisar as atas, as oitivas, aguardar retorno dos documentos da Secretaria de Finanças e Orçamentos, os quais constam a lista oficial das permissões de pontos, então daremos mais um avanço, que será a construção do relatório preliminar para juntada de anteprojeto de lei para melhorar a legislação de táxi do município”, garantiu o presidente da Comissão, Fernando Assunção.
A CPI dos Táxis já ouviu o denunciante dos supostos casos de irregularidades nas concessões, aluguéis e vendas de pontos de táxis de Sinop, o taxista Estanislau Adão Hintz; o presidente do Sindicato Regional dos Taxistas (Siditaxi), Valdevino Lopes da Silva; e a servidora da Secretaria, Marcia Pacheco. Também foram feitas visitas aos pontos para verificar as condições dos pontos, quem de fato estava trabalhando e se condizia com o nome da concessão.
A CPI dos Táxis é composta ainda por Leozenir Severo (relatora), Jonas Henrique de Lima, Ademir Bortoli, Sérgio Palmasola, Gilson de Oliveira e Tony Lennon (todos membros).
O requerimento da CPI foi apresentado e deferido durante a 12ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Sinop, no dia 18 de abril, pelo vereador Francisco Junior, que fez sete questionamentos:
1- Qual o critério utilizado para a estipulação de novos pontos e vagas, bem como para concessão das permissões do uso dos pontos?
2 - Porque há pontos de táxi com mais veículos que o número de vagas?
3 - Porque não há demarcação em todos os locais de pontos?
4 - Porque o ponto número 27 (instalada na localidade onde será implantada uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento) foi criado, sendo que a unidade de saúde ainda não foi inaugurada?
5 - É permitido o aluguel dos pontos de táxi?
6 - É permitida a concessão a terceiros?
7 - Se os verdadeiros donos das concessões estão realmente trabalhando?
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