Ahmadinejad não ficou ferido, e manteve os planos de discursar para marcar a inauguração da refinaria.
A agência de notícias Fars informou que um problema técnico causou a explosão, que foi seguida de incêndio. Outra agência de notícias, a Mehr, informou que a explosão foi causada por um vazamento de gás e alguns funcionários inalaram substâncias tóxicas.
Petróleo
A refinaria de Abadan está sendo lançada em duas fases e vai aumentar a capacidade de produção de petróleo do Irã em cerca de quatro milhões de litros por dia, a maior parte para consumo doméstico.
Correspondentes afirmam que a presença de Ahmadinejad na inauguração da refinaria mostra a importância que o Irã, um grande produtor de petróleo, dá à crescente capacidade de suas refinarias. O país enfrenta atualmente sanções que atingiram suas importações do produto.
Os acidentes são relativamente frequentes na infraestrutura de petróleo e gás, e a imprensa estatal afirma que acidentes parecidos já teriam ocorrido em Abadan semanas antes de sua inauguração.
No entanto, também foram relatados atos de sabotagem contra o principal gasoduto vindo do sul do país para a capital, Teerã. O fornecimento de gás não foi afetado.
Comentários