Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Maio de 2011 às 12:48

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou nesta segunda-feira suas "profundas condolências" às famílias das vítimas do tornado que devastou a cidade de Joplin, no Estado do Missouri, informou nesta segunda-feira a Casa Branca.

Autoridades do Missouri confirmaram até o momento 89 mortos pela passagem do tornado, que destruiu um terço da cidade de 50 mil habitantes.

Obama, que chegou nesta segunda-feira a Dublin para uma viagem de seis dias pela Europa, recebeu informações sobre o desastre a bordo do avião Air Force One, afirmou a Casa Branca.

O presidente deu instruções a seus funcionários para que mantenham contato com as autoridades locais para apoiar as tarefas de assistência e reconstrução.

O governador do Missouri, Jay Nixon, declarou na noite deste domingo estado de emergência na região e ordenou a mobilização da Guarda Nacional e das equipes de atendimento médico para ajudar no resgate das vítimas.

O tornado que atingiu Joplin faz parte de uma série de tempestades que atravessou nesta segunda-feira alguns Estados do oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin, Minnesota e Missouri.

Em Minneapolis (Minnesota), os tornados provocaram o fechamento de estradas e rodovias e destruíram diversas casas. A polícia informou que ao menos uma pessoa morreu e 22 ficaram feridas na cidade.

DESTRUIÇÃO

As 89 mortes foram anunciadas nesta segunda-feira durante coletiva de imprensa exibida na TV. "Temos 89 mortes confirmadas devido ao tornado", disse o prefeito de Joplin, Mark Rohr.

A cidade fica perto das fronteiras com Kansas e Oklahoma. De acordo com John Miller, fotógrafo que trabalha para o jornal "The Springfield News-Leader", armazéns da Home Depot e do Wallmart foram destruídos, assim como postos de gasolina e prédios.

O tornado foi registrado quase um mês depois de uma série de fenômenos similares que matou 354 pessoas em sete Estados do país. Na ocasião, 238 morreram no Alabama em apenas um dia, 27 de abril, depois que tornados atingiram Tuscaloosa e outras localidades.

O governador do Missouri, Jay Nixon, declarou estado de emergência e ativou as tropas da Guarda Nacional em resposta ao tornado.

Muitos dos prédios públicos da cidade ficaram amplamente danificados, especialmente dois colégios de ensino fundamental e médio, assim como o hospital regional St. John, em Springfield, que ficou praticamente destruído. Pacientes tiveram que ser retirados do centro médico.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90761/visualizar/