Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Maio de 2011 às 09:32

    Imprimir


O líder dos talebans afegãos, o mulá Mohammad Omar, desapareceu de seu esconderijo no Paquistão, afirmou nesta segunda-feira em Cabul o porta-voz dos Serviços Secretos do Afeganistão (NDS).

No entanto, ele não confirmou sua morte, que foi anunciada pela imprensa de Cabul mas é desmentida pelos insurgentes.

"O mulá Omar desapareceu do local onde estava, há quatro ou cinco dias", declarou Lutfullah Mashal, em uma entrevista coletiva.

"Podemos confirmar que ele desapareceu do esconderijo de Quetta, no Baluquistão (província do sudoeste do Paquistão), mas até agora não podemos confirmar a morte", acrescentou o porta-voz do NDS.

A informação da morte, mesmo sem confirmação, foi divulgada por meios de comunicação afegãos e estrangeiros.

Uma TV privada afegã anunciou que Omar foi achado morto no Paquistão, fato que foi desmentido pouco depois por porta-vozes do movimento insurgente.

Um porta-voz dos talebans no Afeganistão negou a morte do líder do movimento. "Isto é pura propaganda. É totalmente impossível", declarou Zabihullah Mujahid, por telefone de um local não-revelado.

Segundo a Tolo, que cita "fontes da inteligência afegã", o mulá foi morto há dois dias, quando se deslocava entre a localidade de Quetta e a província do Waziristão o Norte, em território paquistanês, na fronteira com o Afeganistão.

Um porta-voz oficial do Exército do Paquistão, Athar Abbas, disse em Islamabad desconhecer a possibilidade de que o mulá Omar tenha sido abatido em território paquistanês.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90793/visualizar/