Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Segunda - 23 de Maio de 2011 às 07:18

    Imprimir


Julia Chequer/R7
Jornal da Record News estreia hoje com Heródoto Barbeiro e um time de colunistas
Jornal da Record News estreia hoje com Heródoto Barbeiro e um time de colunistas

O Jornal da Record News estreia nesta segunda-feira (23), com transmissão direta pelo portal R7. A novidade vai ser apresentada pelo âncora, Heródoto Barbeiro, e por sua colega de bancada, Thalita Oliveira, ao lado de dez comentaristas que, de um jeito livre e descontraído, vão falar sobre os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo. O jornal vai ao ar de segunda a sexta, das 21h às 22h. No R7, o programa vai durar meia hora mais: vai começar 15 minutos antes, às 20h45, e terminar 15 minutos depois, às 22h15, com todos os bastidores da notícia.

O formato do telejornal vai inaugurar uma nova era no jornalismo brasileiro. Além de integrado ao portal R7, o programa inova porque os comentaristas vão ter participação direta na interação com o noticiário e com os internautas.

O jornalista Nirlando Beirão é um deles. Na profissão desde 1967, tem oito livros publicados e participou do lançamento de várias revistas. Durante a coletiva de imprensa para a apresentação da novidade, ele falou sobre o que espera do novo desafio.

- Disseram que eu vou poder falar sobre qualquer coisa. Isso ninguém nunca me disse! Vai ser um prazer participar do programa e ainda ter um blog no R7. Vou poder exercer a liberdade, o que não é pouco.

O diretor-geral de Internet, Antonio Guerreiro, falou sobre a relação estreita que vai haver entre o jornal e a internet de um jeito completamente novo.

- Temos uma página âncora no R7 em que o internauta pode subir foto, vídeo, comentar no Twitter, curtir no Facebook. Será o primeiro telejornal "transmídia" da TV brasileira.

Guerreiro disse que o telejornal “vai começar antes no R7 e terminar depois no R7, mostrando os bastidores”.

- Os comerciais entram, mas continuamos mostrando [o jornal] para chamar a interatividade.

O humorista Bruno Motta (responsável pelo texto dos programas 15 Minutos e Furo MTV), é outro colunista que falou sobre essa liberdade e sobre o desembarque do humor em um telejornal.

- É a primeira vez que o humor chega ao telejornal. [...] O jornalismo está muito chato. O politicamente correto é muito chato, a censura é muito chata. [...] Vou tirar as notícias do armário porque tem fato que já vem junto com o humor.

Heródoto aproveitou para falar sobre seu empenho pessoal para que o humor faça parte de seu novo programa.

- Venho me expondo no humor [há um tempo] porque ele não derruba a credibilidade. Antes era proibido dar uma risada porque a sua risada indicava sua opinião. [...] Somos um povo bem humorado.

Nirlando concordou com Heródoto ao dizer que “jornalista é domesticado como um ser neutro, autônomo, mas é importante que ele sinta a notícia, se emocione e se espante".

O âncora disse, no entanto, que essa veia humorística do Jornal da Record News e a interatividade que a internet vai proporcionar têm um objetivo muito além de entreter.

- Nós queremos participar da construção da democracia e cidadania do nosso país. Nós estamos muito atentos de que estamos passando por uma rápida transformação tecnológica. Acho que a tecnologia não é um fim em si mesmo. Ela é um meio para passar o conteúdo e isso nós temos. Mais do que um produto, é um espaço que a sociedade está buscando, vamos e queremos ser cobrados por isso.

O comentarista Ricardo Kotscho disse que o projeto será a chance de “acabar com o pensamento único”.

- Não é preciso que todo mundo pense da mesma forma.

Ao R7, ele falou sobre sua participação em um jornalístico que, pela primeira vez no Brasil, será transmitido pela TV e pela internet.

- Vai ser uma coisa nova na televisão. Já gravamos vários pilotos. Hoje, a gente tem um padrão de jornalismo importado dos Estados Unidos, que fica muito igual. Nós queremos mudar isso: conversar com o telespectador. Não vai ser uma notícia de uma mão só, vai ter uma interação com o R7, com os bastidores antes, durante e depois.

Marco Nascimento, coordenador-geral do Jornal da Record News, resumiu o objetivo da emissora em apostar em um novo formato.

- O objetivo do canal não é vender notícia, mas credibilidade. Nosso objetivo principal não é correr atrás de audiência, mas qualificar o canal. É uma corrida pela informação.

Programação especial

A noite de hoje traz ainda mais um destaque da programação, com um Entrevista Record Mundo especial logo depois do Jornal da Record News, às 22h15. O programa, comandado pelo jornalista Rodrigo Vianna, conversa com Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais.

No bate-papo, temas como Osama bin Laden, as Farc e o ódio com que foi tratado pela imprensa durante o governo Lula. “Eram ataques de natureza pessoal, impregnados de ódio”, disse Garcia.

E você que é assinante da Sky e da NET, e quiser acompanhar a estreia do Jornal da Record News, infelizmente não vai conseguir. É que essas duas operadoras se negam a retransmitir o sinal do canal de notícias, apesar de inúmeros esforços do Grupo Record para que isso aconteça. A Sky e a NET optam por não exibir a Record News para seus clientes, em razão de ligações com as Organizações Globo.
 





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90813/visualizar/