Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 21 de Setembro de 2013 às 09:09
Por: THAISA PIMPÃO

    Imprimir


O deputado federal Valtenir Pereira (PSB), que esteve a dois passos de deixar o partido após conflitos internos, decidiu ficar. Como já havia antecipado, pesou a homologação do diretório do PSB no Estado. Até então, a sigla atuava por meio de comissão provisória. A medida também oficializa o socialista como presidente regional. 

Para o deputado, a confirmação de seu nome na linha de frente do PSB em Mato Grosso representa um respiro aliviado de alguém que chegou a flertar com o ainda não criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS). “Não me sentia respeitado e agora começo a ser ouvido”, comemora. 

Valtenir, que havia dito que só anunciaria a decisão após uma reunião prevista para ontem, parece ter até se antecipado. O encontro ocorreu ainda na quarta-feira (18), em Brasília, com toda a Executiva Nacional. 

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), também participou da reunião, que ainda teve a presença do deputado federal e líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS); do governador de Pernambuco e presidente nacional do partido, Eduardo Campos; do deputado federal Márcio França (SP), secretário de finanças da agremiação; do senador Rodrigo Rolemberg (DF), segundo-secretário de finanças; e de Carlos Siqueira, primeiro-secretário. 

Embora o partido tenha deixado a base do governo Dilma Rousseff nesta semana, Valtenir sustenta que as ameaças de deixar o PSB não tiveram relação com a possível entrega de cargos de sua indicação. 

Segundo ele, as ponderações sobre a mudança foram exclusivamente reflexos do descontentamento com a Executiva Nacional. “Eles não queriam sentar e compor. Queriam sentar e impor”, alega. 

A deputada estadual Luciane Bezerra, correligionária do socialista, havia declarado que, se Valtenir decidisse deixar o PSB, seria uma grande perda. Ambos, no entanto, protagonizam um conflito interno no que diz respeito à indicação de nomes para as eleições de 2014. 

Luciane considerava Valtenir um presidente centralizador e que não dá espaço para que ela e outros militantes indiquem possíveis postulantes. Uma decisão da Nacional, porém, determinou que a deputada também tivesse este direito, o que teria amenizado o clima entre eles. 

O deputado federal, que sempre procurou ser discreto quanto aos problemas com a colega, pondera agora que divergências internas são naturais em qualquer agremiação e devem ser superadas. “Precisamos construir unidade no diretório regional e avançar. Não podemos ficar levando conversa fiada para a nacional”, alfineta, no entanto. 

A reunião na cúpula ainda decidiu que, como presidente do diretório regional, Valtenir será o responsável pela condução do processo eleitoral em Mato Grosso, tanto na definição de candidaturas de deputado estadual e federal, quanto na de senador e governador. 

O socialista, contudo, entende que é muito cedo para já definir nomes. “Vamos dialogar primeiro, nos estabelecer”. 

O PSB já realizou sete encontros regionais com as bases desde o mês de agosto e deve seguir com os diálogos até definir os postulantes das chapas proporcionais. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9084/visualizar/