Nasa descarta necessidade de reparar placa em ônibus espacial
A Nasa concluiu que uma placa danificada do escudo térmico do ônibus espacial Endeavour não precisava de conserto, declarando a nave em bom estado para retornar à atmosfera, anunciou LeRoy Cain, diretor do MMT (Mission Management Team) durante uma entrevista coletiva à imprensa.
"Com a recomendação dos engenheiros aos responsáveis pela missão [MMT], consideramos esse dano sem consequência, fazendo com que neste estado o ônibus espacial tenha sido declarado preparado para um retorno à atmosfera", disse LeRoy Cain.
Os engenheiros chegaram a esta conclusão depois de terem analisado as fotos e imagens em três dimensões captadas por uma inspeção realizada neste sábado com o auxílio de uma câmera e de um laser afixados à extremidade do braço robótico do Endeavour.
A placa pode ter sido danificada por parte de uma espuma isolante ou por gelo que se desprendeu do reservatório externo nos primeiros minutos do lançamento, na segunda-feira.
Sete marcas de impactos no total tinham sido observadas na proteção térmica do Endeavour a partir de fotos em alta definição feitas pelos astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional).
Seis das sete partes danificadas foram rapidamente declaradas inofensivas, mas em relação à sétima, de 8,2 cm por 6,3 cm, os engenheiros não estavam absolutamente seguros de sua profundidade, o que gerou a decisão de realizar a inspeção, um procedimento que levou duas horas.
Comentários