Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 21 de Maio de 2011 às 07:00

    Imprimir


Piedade completa hoje 171 anos de existência e confirma a disposição nata de fomentar a agricultura e o turismo. A agricultura é a base da economia do município, que conta com o plantio de mais de 150 produtos hortifrutigranjeiros e abastece cerca de 35% da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), sendo responsável por 90% da alcachofra cultivada no Brasil.

Atualmente, a cidade que já foi chamada de "Capital da Cebola" apresenta outros tipos de culturas, entre elas: alcachofra, morango, caqui, cenoura, batata, cebola, abóbora, batata-doce, beterraba, mandioquinha, tomate, vagem, batatinha, acelga, brócolis, repolho, salsa, alho, chuchu, inhame, mandioca, pepino, pimentão, rabanete, abacate, limão, jiló, couve-flor, manga, maracujá, pera, tangerina, berinjela, milho, alface, feijão, almeirão, couve e escarola. Há ainda produtores de pós-larvas de camarão da Malásia, champignon, a proliferação de haras, apiários, estações experimentais e pecuária.
 
Competitividade
 
No município é cada vez maior o número de pequenos agricultores em busca de alternativas para serem mais competitivos e se consolidarem neste segmento econômico. Com o apoio da Prefeitura e Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Piedade, eles encontram assessoria e treinamento, apoio logístico e participam de programas de assistência técnica. Vários agricultores já contabilizam as vantagens de abrir as suas propriedades para os turistas, enquanto a Prefeitura busca alternativas para promover a compra direta dos produtos utilizados na merenda escolar.

Outra maneira encontrada para contribuir com o desenvolvimento agrícola, declarou o prefeito Geremias Ribeiro Pinto (PT), foi tentar manter as estradas rurais em boas condições de uso para facilitar o escoamento dos produtos. "Para oferecer esse serviço, a administração municipal renovou a frota de máquinas e também realizou obras de drenagem, que são fundamentais para a preservação dessas estradas", comentou Ribeiro Pinto.

Outro problema que está sendo sanado é com relação à regularização da documentação de algumas propriedades rurais. "Vários bairros da área rural e urbana não eram legalizados. Iniciamos um programa de regularização fundiária e conseguimos a titularização de mais de 600 propriedades. Os bairros que estamos trabalhando nesse sentido são: Sinibaldi, Vila Moreira, Bom Pastor, Butuca, Vila Garcia e Vila Moraes", explicou o prefeito.
 
Investimentos
 
Com 52 mil habitantes, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Piedade conseguiu reduzir em 35% os índices de crimes como furto e vandalismo. A principal razão, contou o prefeito, foi a implantação de 48 câmeras de monitoramento e o aumento do efetivo da Guarda Municipal de 10 para 17 funcionários. Foram feitos investimentos ainda no meio ambiente com a recuperação da cooperativa de reciclagem, que conta com 22 trabalhadores, ampliação do sistema de coleta de lixo e lançamento do plano de saneamento básico do município.

"Uma cidade que tem como base econômica a agricultura e turismo não pode abrir mão de investir no meio ambiente", comentou o prefeito. Outras obras realizadas pela Prefeitura recentemente e que são comemoradas pela administração na semana de aniversário do município são o asfaltamento do bairro dos Leite; ampliação e reforma da escola municipal do bairro dos Oliveiras; inauguração da quadra do Cecap; revitalização da pista de skate e do Parque Ecológico e a reforma da Praça das Bandeiras.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90998/visualizar/