Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 21 de Maio de 2011 às 04:26

    Imprimir


A Otan efetuou ataques na noite de sábado para domingo contra o porto de Trípoli e a residência do coronel Muammar Kadafi, próximo ao centro da capital, segundo uma autoridade líbia. "Houve dois ataques ao porto e à Bab al-Aziziya", residência do coronel Kadhafi, que já foi alvo de bombardeios da Otan em diversas oportunidades.

Um jornalista da AFP tinha ouvido anteriormente, por volta de 00h30 local (19h30 de sábado em Brasília) duas explosões e um caça sobrevoando a capital em baixa altitude. Retirados pela autoridade em um ônibus, os correspondentes da imprensa internacional não puderam ter acesso à residência do coronel Kadafi.

"Eles esperam novos ataques, não temos permissão de entrar lá", declarou o funcionário líbio aos jornalistas, depois de ter conversado com oficiais diante de uma das entradas da imensa residência. O porto de Trípoli, situado próximo ao centro da cidade, foi alvo na quinta-feira à noite de ataques da Otan que destruíram cinco navios de guerra. Outros três navios foram atingidos em Al-Khoms e Syrte, mais a leste.

Motivados pela onda de protestos que levaram à queda os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em meados de fevereiro para contestar o líder Muammar Kadafi, no comando do país desde a revolução de 1969. Mais de um mês depois, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas.

A violência dos confrontos entre as forças de Kadafi e a resistência rebelde, durante os quais multidões fugiram do país, gerou a reação da comunidade internacional. Após medidas mais simbólicas que efetivas, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a instauração de uma zona de exclusão aérea no país. Menos de 48 horas depois, no dia 21 de março, começou a ofensiva da coalizão, com ataques de França, Reino Unido e Estados Unidos.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/91002/visualizar/