Bolsas dos EUA fecham em queda afetadas pela Grécia
De acordo com números definitivos, o Dow Jones Industrial Average retrocedeu 93,28 pontos, a 12.512,04, e o Nasdaq caiu 19,99 pontos, a 2.803,32.
O índice ampliado Standard & Poor"s 500 recuou 0,77% (10,33 pontos), a 1.333,27.
O mercado foi afetado pelas preocupações relacionadas à crise da dívida na Europa. "Os investidores não querem ser pegos de surpresa pela situação na Grécia ao se levantarem na segunda-feira", explicou Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.
A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou em três graus a nota da dívida de longo prazo da Grécia e alertou que ela pode cair novamente nos próximos meses, gerando uma forte queda do euro frente ao dólar.
As especulações foram mantidas em torno da ideia de uma reestruturação da dívida de Atenas, opção que divide os europeus.
Os mercados financeiros refletiram uma certa prudência entre os investidores, que preferiram os ativos menos arriscados, como o ouro.
Wall Street também foi prejudicada pelo desempenho ruim das lojas de departamento, como a Gap e a Aeropostale, que divulgaram resultados inferiores aos esperados e previsões decepcionantes.
"Isso gera uma tendência muito negativa", ressaltou Michael James, da Wedbush Morgan Securities. "A Gap é uma loja voltada para o grande público, e ao revisar para baixo suas previsões com a amplitude como foi feito despertou várias questões entre os investidores sobre a capacidade do consumidor de levar a retomada econômica para mais longe".
O mercado obrigatório progrediu. O rendimento do bônus do Tesouro para dez anos recuou para 3,152% contra 3,171% na quinta-feira à noite e o do bônus para 30 anos foi a 4,299%, contra 4,302% na véspera.
Comentários