Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 19 de Maio de 2011 às 08:30
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Como parte da Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes, que acontece em todo o país nesta quarta-feira (18), aconteceu em Nortelândia uma caminhada que contou com a participação de pais, alunos das escolas municipais e estaduais, profissionais da educação, da assistência social, da saúde e comunidade em geral, com o objetivo de chamar a atenção de todos para a problemática que assola o país e faz centenas de vitimas todos os dias, nas mais diferentes camadas sociais de nossa sociedade.

No município já existe um trabalho permanente sendo desenvolvido em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, visando conscientizar a população quanto à importância de se combater a exploração de crianças e adolescentes, e diversas ações são desenvolvidas junto ao público alvo e principalmente as pessoas que estão fora dessa faixa etária. A Educação desenvolve atividades nas escolas, e área Social nos bairros junto às famílias.

No inicio da manhã desta quarta-feira, o público se concentrou na Praça São Benedito, no Bairro Joaquim da Silva, e de lá saíram em passeata pela rua principal da cidade até a área central, culminando com um ato na Praça Edgar de Araújo.

Os estudantes empunharam faixas e cartazes chamando a atenção da população para o assunto, no intuito de mobilizar a todos para se engajarem na defesa pelos direitos das crianças e adolescentes e consequentemente por uma melhor qualidade de vida.

A data foi instituída através de projeto de lei da deputada federal Rita Camata (ES), e batizada de Lei Araceli, em alusão ao assassinato de uma menina de 8 anos de idade. Areceli foi violentada, torturada e morta em Vitória no Estado do Espírito Santo em 18 de Maio de 1973. A criança foi raptada, estuprada, drogada, morta e carbonizada por jovens de classe alta, sendo um crime de natureza hedionda, e que até hoje estão impunes.

Diariamente milhares de crianças e adolescentes são agredidas e violentadas, uma agressão que compromete o seu futuro, causa traumas psíquicos e pode impedir uma vida adulta saudável, visto que pessoas ou redes satisfazem seus desejos e fantasias sexuais tirando vantagens financeiramente, usando para fins crianças e adolescentes, e em muitos casos elas são torturadas em seus lares por pais ou parentes próximos, ou seja, são atentados intrafamiliar e extrafamiliar e exploração sexual comercial que ocorrem diariamente em todos os lugares do Brasil, das formar mais absurdas e cruéis.

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente é uma violação dos Direitos Humanos, em especial do direito á vivência sadia da sexualidade, e se constitui numa violência que deve ser combatida por todos da sociedade, assegurando condições de vida digna e saudável.




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/91285/visualizar/