Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 19 de Maio de 2011 às 08:05
Por: Karoline Kuhn

    Imprimir


Pelo segundo mês seguido, Sorriso encerra com mais demissões. O saldo, em abril, é de 425 trabalhadores demitidos a mais de suas funções, em diferentes setores da economia. É resultado das 1.177 admissões e 1.602 demissões, feitas por todas indústrias e empresas, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Em março, o saldo foi negativo de 595 funcionários demitidos a mais.

Só Notícias apurou que o comércio, de acordo com o levantamento, foi o setor que influencionou no saldo negativo de 347 trabalhadores dispensados a mais de suas atividades ( 708 dispensados e 361 contratados). O número pode ter sido influenciado pelo fechamento de uma empresa durante o período. "Tivemos a informação de que uma empresa anunciou concordata e isso gerou demissões", explicou, o presidente da Associação Comercial e Empresarial (Aces), Hilton Polesello.

No entanto, segundo ele, o comércio local continua aquecido. Na relação de motivos que pode ter influenciado no resultado do comércio está o agronegócio ("carro chefe" da economia local), que também demitiu mais após o término da safra de soja. O saldo foi de 230 funcionários dispensados a mais.

Também terminaram com saldo negativo o serviço industrial de utilidade pública (-3) e administração pública (-1). Por outro lado, contrataram mais os setores da prestação de serviços, com resultado final de 71 trabalhadores a mais; construção civil, com 60; indústria de transformação, com 24 e, extrativismo mineral, com 1.

Os resultados em Sorriso seguem na "contra-mão" do Estado, que fechou o período gerando pouco mais de 1,8 mil empregos e revertendo o quadro negativo de março, quando 2,2 mil foram demitidos a mais. Em Sinop, por exemplo, a geração de empregos fechou com saldo positivo de 298 funcionários contratados a mais.

Em quatro meses, Sorriso gerou 422 novos empregos a mais, resultados do fluxo de 5.864 admissões e 5.442 desligamentos nos diferentes setores econômicos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/91289/visualizar/