Repórter News - reporternews.com.br
Avião pulverizador movido à etanol
O etanol tem sido considerado uma boa alternativa no que diz respeito à combustível. Seja pela preocupação ambiental ou por razões econômicas, o mercado de biocombustível vem crescendo e atraindo os olhares de empresários e até mesmo produtores. Apresentado pela Embraer na Agrishow 2011, o avião Ipanema é um pulverizador movido a etanol e promete ser mais econômico e rentável. Segundo Fábio Bertoldi Carreto, gerente comercial da Embraer, a aeronave é a primeira e única no mundo a utilizar o biocombustível.
— O etanol é o mesmo utilizado nos carros e existem vários benefícios para se utilizá-lo. Além do benefício ambiental, já que não há emissão de gás carbônico, e a contribuição para a diminuição do efeito estufa, existe também o benefício financeiro porque o etanol é mais barato do que a gasolina utilizada — afirma o gerente.
Segundo ele, o custo operacional do motor movido a etanol é mais baixo que o da aeronave movida a gasolina de aviação. Além disso, ele diz que o rendimento do motor é melhor, o que melhora também a flexibilidade e a capacidade produtiva do avião. Mas de acordo com Carreto, os benefícios não param por aí. Ele conta também que o avião é capaz de proporcionar maior economia em termos de combustível.
— A redução de combustível pode chegar a até 1/3, já que o etanol chega à 1/3 do preço da gasolina de aviação. Já a redução de custo, pode chegar à quase 70%. Nosso tanque de produtos químicos tem 950 L de capacidade para a pulverização de sólidos ou líquidos. Já em relação ao rendimento, dependendo da vazão a ser aplicada e do declive ou aclive do terreno, ele pode chegar de 100 a 120 hectares por hora — garante.
Ele fala ainda que a Embraer também comercializa kits de conversão para produtores que utilizam aeronaves com motores movidos à gasolina de aviação e que têm interesse em mudar para o combustível etanol. Para ele, a grande vantagem em relação às demais técnicas de pulverização é que o avião consegue cobrir grandes extensões em um curto espaço de tempo.
— Isso acontece em virtude da velocidade e da uniformidade de aplicação. Além disso, por não ter contato das rodas com a cultura, evita-se o amassamento e o transporte de doenças para outras áreas da lavoura — explica.
O gerente afirma que existem culturas que demandam mais essa tecnologia. Entre elas, estão a soja, o milho, o algodão, a cana-de-açúcar e o arroz. Mas existem também novas culturas, como o girassol, o feijão, a batata, citrus e eucalipto.
— Uma outra vantagem do avião é que ele não é refém de condições climáticas. Logo após as chuvas, por exemplo, o produtor pode aplicar em terrenos encharcados, com declives e aclives — diz Carreto. A aeronave custa R$ 678 mil na versão etanol e, durante a pulverização, voa na velocidade equivalente à 160 Km/h a 3 metros de altura. Para mais informações, basta entrar em contato com a Embraer através do número (12) 3927-1000.
— O etanol é o mesmo utilizado nos carros e existem vários benefícios para se utilizá-lo. Além do benefício ambiental, já que não há emissão de gás carbônico, e a contribuição para a diminuição do efeito estufa, existe também o benefício financeiro porque o etanol é mais barato do que a gasolina utilizada — afirma o gerente.
Segundo ele, o custo operacional do motor movido a etanol é mais baixo que o da aeronave movida a gasolina de aviação. Além disso, ele diz que o rendimento do motor é melhor, o que melhora também a flexibilidade e a capacidade produtiva do avião. Mas de acordo com Carreto, os benefícios não param por aí. Ele conta também que o avião é capaz de proporcionar maior economia em termos de combustível.
— A redução de combustível pode chegar a até 1/3, já que o etanol chega à 1/3 do preço da gasolina de aviação. Já a redução de custo, pode chegar à quase 70%. Nosso tanque de produtos químicos tem 950 L de capacidade para a pulverização de sólidos ou líquidos. Já em relação ao rendimento, dependendo da vazão a ser aplicada e do declive ou aclive do terreno, ele pode chegar de 100 a 120 hectares por hora — garante.
Ele fala ainda que a Embraer também comercializa kits de conversão para produtores que utilizam aeronaves com motores movidos à gasolina de aviação e que têm interesse em mudar para o combustível etanol. Para ele, a grande vantagem em relação às demais técnicas de pulverização é que o avião consegue cobrir grandes extensões em um curto espaço de tempo.
— Isso acontece em virtude da velocidade e da uniformidade de aplicação. Além disso, por não ter contato das rodas com a cultura, evita-se o amassamento e o transporte de doenças para outras áreas da lavoura — explica.
O gerente afirma que existem culturas que demandam mais essa tecnologia. Entre elas, estão a soja, o milho, o algodão, a cana-de-açúcar e o arroz. Mas existem também novas culturas, como o girassol, o feijão, a batata, citrus e eucalipto.
— Uma outra vantagem do avião é que ele não é refém de condições climáticas. Logo após as chuvas, por exemplo, o produtor pode aplicar em terrenos encharcados, com declives e aclives — diz Carreto. A aeronave custa R$ 678 mil na versão etanol e, durante a pulverização, voa na velocidade equivalente à 160 Km/h a 3 metros de altura. Para mais informações, basta entrar em contato com a Embraer através do número (12) 3927-1000.
Fonte:
Painel Florestal
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/91480/visualizar/
Comentários