Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 17 de Maio de 2011 às 16:59
Por: Lygia Lima

    Imprimir


Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduações da região Norte do país estiveram reunidos na semana passada em Boa Vista – Roraima, e assinaram conjuntamente um documento denominado “Carta de Boa Vista”, em que apontam as desigualdades que as instituições de ensino superior destas regiões sofrem com relação a pesquisa científica e pós-graduações. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professora drª. Áurea Regina Alves Ignácio esteve na reunião representando a instituição.
 
Segundo a professora, as universidades situadas na região Norte encontram maior dificuldade de acesso aos financiamentos e apresentações de propostas porque os editais são publicados em nível nacional, quando o ideal era fomentar políticas direcionadas à região como forma de diminuir as desigualdades existentes.
 
Entre os pontos destacados no documento está a necessidade de superar as assimetrias regionais no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, isso porque as instituições localizadas na região Norte continuam recebendo menos de 5% dos recursos de fomento e bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq). Esses dados afetam também a quantidade de pós-graduações existentes na região, que representam somente 4,26% dos cursos stricto sensu, o que reflete na quantidade de doutores existentes na região, que representam somente 4,74% do total existente no país.
 
Além disso, os pró-reitores apontam a necessidade de manter políticas públicas direcionadas para a região e também de qualificar o quadro profissional dotando a região com recursos humanos para a pesquisa científica. A implementação de política de atração de doutores para a região Norte, com a expansão do sistema de pós-graduação da região apontando como meta triplicar o número de doutores na Amazônia até 2020.
 
A pró-reitora Áurea, acredita que a mobilização das instituições públicas de ensino superior é fundamental para proporcionar um salto de qualidade e com isso propiciar que a região tenha maior acesso e desenvolvimento tecnológico.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/91512/visualizar/