Otan não vai conseguir me pegar, diz Khadafi
O líder líbio Muamar Khadafi afirmou em uma gravação divulgada nesta sexta-feira que está abrigado em um local onde as bombas da Otan (aliança militar ocidental) não podem atingi-lo.
Na mensagem em áudio, que foi divulgada pela TV estatal líbia, Khadafi também condena o que qualificou de ataque covarde contra seu complexo na capital, Trípoli, na quinta-feira.
“Estou em um lugar em que vocês não conseguem me pegar, nem me matar, porque eu também vivo no coração de milhões”, disse Khadafi.
Ainda nesta sexta-feira, autoridades líbias divulgaram uma gravação em vídeo do que eles dizem ter sido um ataque da Otan na cidade de Brega (norte), que teria matado 11 imãs.
Segundo o governo, as vítimas eram parte de um grupo que havia viajado para a cidade, fugindo da vizinha Benghazi, que está sob o controle de rebeldes. A Otan disse que atacou um prédio do governo e que ainda estava investigando os detalhes da operação.
Bispo
A mensagem de Khadafi foi ao ar pouco tempo depois de o chanceler italiano, Franco Frattini, ter dito que havia uma grande probabilidade de Khadafi teria sido ferido em um ataque aéreo e teria deixado Trípoli.
Frattini disse que obteve a informação do bispo católico de Trípoli, Giovanni Innocenzo Martinelli.
De acordo com o chanceler, o religioso também teria dito que a pressão internacional estava “desintegrando internamente o regime”.
O porta-voz do governo líbio, Moussa Ibrahim, disse que as informações eram “sem sentido” e que Khadafi não estava ferido e continua governando o país.
Segundo o correspondente da BBC em Trípoli Christian Fraser, foi a primeira vez que Khadafi divulgou uma mensagem sem aparecer no vídeo, gerando especulações de que ele realmente poderia estar ferido.
“Agradeço a todos que vivem fora da Líbia que expressaram preocupação, entusiasmo e amor por mim, fazendo todos esses contatos para saber sobre minha segurança após ficarem sabendo do ataque covarde dos cruzados”, disse Kadhafi, no áudio mostrado pela TV estatal.
Comentários