Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Setembro de 2013 às 12:57

    Imprimir


Assossoria
Ponte construida ajuda no acesso à comunidade São Gonçalo Beira Rio
Ponte construida ajuda no acesso à comunidade São Gonçalo Beira Rio
Localizada na comunidade São Gonçalo Beira Rio, a avenida Itaparica foi beneficiada nesta quinta-feira (19.09) com pavimentação e drenagem por estar incluída no pacote de obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo Fifa 2014, em Cuiabá. A via vai desafogar o trânsito da avenida Fernando Corrêa da Costa, que passa por intervenções para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). “É uma obra que também fica como legado para os moradores desta região do Coxipó, pois dá fluidez ao trânsito, valoriza os imóveis e melhora o acesso a um importante ponto turístico da cidade”, explicou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.


 
Considerada berço de Cuiabá, a comunidade São Gonçalo Beira Rio segue desde o século XVIII mantendo vivas as tradições cuiabanas. Mesmo com a população reduzida, o local reúne famílias de artesões e pescadores, oferecendo atrativos turísticos e gastronômicos. No entanto, carece de infraestrutura. Uma das principais vias de acesso, a avenida Itaparica ficava intrafegável no período chuvoso, isolando moradores e motoristas. "Hoje temos grandes expectativas em relação às obras e também ao crescimento do número de visitantes durante os jogos da Copa do Mundo", frisou o presidente da Associação de Moradores, Adalmir de Almeida, com residência há 51 anos no local.


 
Segundo o empresário Demilson Corrijo, a obra é de essencial importância. “Melhorou o acesso ao comércio, valorizou a região e melhorou a qualidade de vida dos meus funcionários, que conviviam com a poeira intensa e lama".


 
Outras obras na mesma região estão na reta final e ampliam o legado do Mundial de 2014 para Cuiabá: a pavimentação da Camboriú e rua Cabeceiras, a implantação da avenida Antônio Dorileo e a construção de uma nova ponte sobre o rio Coxipó, facilitando o acesso da avenida Beira Rio ao Coophema.


 
A Antônio Dorileo e a nova ponte foram inseridas no plano de mobilidade urbana da Secopa com base na primeira lei de Hierarquização Viária do Município, de 1999, que já previa como umas das prioridades o acesso rápido da bacia Coophema/ São Gonçalo para Beira Rio/ Porto e Várzea Grande.


 
Segundo o engenheiro de tráfego e assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni, “a realização da obra visou unir o útil ao agradável, pois será uma rota alternativa para realização da obra do viaduto da avenida Beira Rio com a avenida Fernando Corrêa, intervenção ligada ao VLT. Também facilita o acesso direto dos moradores da região São Gonçalo- Coophema às universidades, região central de Cuiabá e Várzea Grande. Os motoristas dessa região não serão mais obrigados a trafegar pela Fernando Corrêa”.


 
De acordo com Detoni, já está prevista na reestruturação da rede de transporte coletivo uma linha de ônibus que sai do Parque Cuiabá, passa pelo interior da região São Gonçalo - Coophema e atravessa a nova ponte sobre o rio Coxipó para ter acesso à avenida Beira Rio, seguindo até a estação do VLT na 15 de Novembro, no bairro do Porto.


 
Nascida e criada na mesma casa, às margens do rio Cuiabá, dona Alice de Almeida acredita que o asfalto é o início do progresso que a região precisava. Como presidente da Associação dos Artesãos do Centro Cultural São Gonçalo Beira Rio, afirma que "as melhorias no acesso à região contribuem para valorização da comunidade, que sempre vem buscando investimento em cultura e infraestrutura".





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9177/visualizar/