Bovespa ganha 0,18% na abertura; dólar vale R$ 1,62
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) inicia os negócios desta sexta-feira em terreno positivo. Os primeiros indicadores externos mostraram números favoráveis: a zona do euro cresceu mais do que o previsto, e a inflação nos EUA não surpreendeu.
O destaque da agenda econômica fica por conta do balanço da Petrobras, que deve ser divulgado após o encerramento dos mercados.
O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, tem alta de 0,18%, aos 64.119 pontos. Ontem, a Bovespa fechou em alta de 0,36%.
Na Europa, a Bolsa de Londres avança 0,51%; em Frankfurt, o índice Dax sobe 0,60%.
O dólar comercial é negociado por R$ 1,621, em um decréscimo de 0,12%. A taxa de risco-país marca 165 pontos, número 1,85% acima da pontuação anterior.
O Departamento do Trabalho dos EUA revelou que a inflação atingiu 0,4% em abril, ante 0,5% em março, conforme a leitura do CPI (índice de preços ao consumidor, na sigla em inglês). O número veio em linha com as expectativas do mercado financeiro.
Estatísticas oficiais apontaram que os 17 países da zona do euro tiveram um crescimento econômico de 0,8% no primeiro trimestre (na comparação com o trimestre anterior), puxado principalmente pela Alemanha, cujo PIB (Produto Interno Bruto) aumentou 1,5%. O resultado é melhor do que o previsto por economistas do setor financeiro.
O mercado aguarda nas próximas horas a divulgação da pesquisa da Universidade de Michigan sobre a confiança dos consumidores americanos na economia.
Comentários