Telefónica lucra 1,9% menos no primeiro trimestre
O lucro líquido da espanhola Telefónica caiu 1,9% no primeiro trimestre para 1,624 bilhão de euros (cerca de US$ 2,310 bilhões, no câmbio atual), frente ao mesmo período de 2010, informou nesta sexta-feira o grupo à Comissão Nacional do Mercado de Valores.
A receita consolidada aumentou 10,8%, para 15,435 bilhões de euros, 1,4% em termos orgânicos.
As receitas da Telefónica América Latina, que cresceu 26%, e a da Europa, 8,4%, já representam 71% do total e compensaram a queda de 5,6% do faturamento da Telefonica España.
Desde outubro do ano passado se inclui nos resultados 100% da operadora brasileira Vivo, enquanto no ano anterior só contava 50%, cuja propriedade a Telefónica compartilhava com a Portugal Telecom.
O lucro é ligeiramente inferior ao esperado pelos analistas, mas o grupo confirmou todos os objetivos anunciados para o ano e que os resultados deste trimestre estão de acordo com suas previsões.
O resultado operacional bruto antes de amortizações (oibda) aumentou 9%, para 5,574 bilhões de euros, embora em termos orgânicos tenha caído 1%, com uma margem sobre vendas de 36,1%, 0,6 ponto menos que há um ano.
O grupo destacou o aumento em mais de 30% dos investimentos para 1,551 bilhão de euros, com aumento em todas as regiões, destinadas fundamentalmente ao desenvolvimento dos serviços de banda larga fixo e móvel.
Nestes três primeiros meses o grupo enfocou sua estratégia comercial em valor, mais que em volume, assinalou a Telefónica em nota de imprensa, com especial atenção em novos serviços de forte crescimento.
O grupo terminou o trimestre com 290,4 milhões de clientes, 6,1% mais, dos quais 223 milhões foram de acessos móveis (7,9% mais que há um ano).
Comentários