Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 13 de Maio de 2011 às 10:05

    Imprimir


Os pesquisadores vieram ao Brasil a convite do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA-mt) para conhecer o sistema produtivo do Brasil e viabilizar futuras parcerias para desenvolver pesquisas sobre nematóides.

 A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso recebeu visita dois técnicos do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Os nematologistas Patrícia Timper e Richard Davis conheceram a estrutura e o trabalho da Aprosmat na análise de nematóides e os serviços oferecidos pelo Laboratório de Nematologia da entidade. Os pesquisadores norte-americanos desenvolvem suas pesquisas sobre nematóides na Universidade da Geórgia (EUA), na cidade Tifton. Os pesquisadores vieram ao Brasil a convite do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA-mt) para conhecer o sistema produtivo do Brasil e viabilizar futuras parcerias para desenvolver pesquisas sobre nematóides. Na oportunidade os visitantes vão propriedades rurais nos municípios de Campo Verde, Pedra Preta, Rondonópolis e Primavera do Leste.

De acordo com a nematologista do USDA, Patrícia Timper, causou boa impressão. “Nós ficamos impressionados pela organização e pela capacidade do laboratório em diagnosticar amostras. Nos Estados Unidos contamos laboratórios com menor capacidade de análises e enfrentamos semelhantes com nematóides nas culturas de soja, algodão e amendoim. Nosso objetivo é desenvolver estratégias integradas para o gerenciamento de fitonematóides em culturas agronômicas e forragem que reduzir os insumos caros e perturbadores do ambiente mantendo a produção rentável”, explicou Timper.

Para a gerente técnica de Nematologia da Aprosmat, Neucimara Ribeiro, foi muito importante para entidade receber a visita dos pesquisadores. “Para nós do Laboratório de Nematologia é um grande incentivo, ter nosso trabalho reconhecido por pesquisadores de outros países. Na visita eles conheceram toda nossa rotina e metodologia de trabalho e também nossos ensaios. Eles também ficaram impressionados com o levantamento que a Aprosmat, por meio do Laboratório de Nematologia realizou sobre o nível de infestação de tipo e raças de nematóides em Mato Grosso”, finalizou Ribeiro. Também integraram a comitiva o nematologista, Rafael Galbieri e os melhoristas Jean Belot e Patrícia Vilela, todos do corpo técnico do IMA-mt.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/91848/visualizar/