O herdeiro da coroa espanhola estava acompanhado ainda do chefe de Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e presidiu a cerimônia, que contou com apenas quatro vítimas de corpo presente.
As famílias dos cinco outros falecidos na tragédia preferiram realizar o sepultamento em cerimônias particulares, longe dos holofotes e da notoriedade de um funeral de Estado.
Dom Felipe e Letizia consolaram os familiares das vítimas e conversaram com cada um deles, bastante emocionados e sentados atrás dos caixões na primeira fila de cadeiras colocada em uma tenda improvisada para o funeral, do qual participaram mais de mil pessoas.
"A imensa tragédia deixou sobre esta terra um cenário de angústia e lágrimas", lamentou em sua homilia o bispo de Cartagena, Dom José Manuel Lorca Planes, em um altar montado em frente aos caixões.
O religioso proferiu palavras de consolho para os familiares dos falecidos, pedindo para que todos tivessem força para "que esta cidade volte a ressurgir e atinja o seu esplendor".
Na quarta-feira, um terremoto de magnitude 5,1 atingiu a cidade de Lorca, deixando nove mortos e mais de 200 feridos, além de incontáveis danos materiais.
Comentários