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Economia
Sexta - 20 de Setembro de 2013 às 10:41
Por: KAMILA ARRUDA

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MARCOS CARDIAL
Em inauguração da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, Dilma Rousseff recebeu ‘desafio’ de Silval Barbosa de estender trilhos
Em inauguração da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, Dilma Rousseff recebeu ‘desafio’ de Silval Barbosa de estender trilhos
O crescimento econômico de Mato Grosso em decorrência do agronegócio foi alvo de elogios por parte da presidente Dilma Rousseff (PT), que esteve no Estado nesta quinta-feira (19) para participar da inauguração do terminal da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, em Rondonópolis. 


 
A petista diz ter ficado "estarrecida" com o desenvolvimento apresentado e garantiu a execução de outras obras como forma de incentivo e contribuição para com o país. 


 
"Temos tido a clareza de perceber a importância aqui no Estado da infraestrutura, tanto para a qualidade de vida da população, mas, também, para o desenvolvimento do Estado e para dar suporte a essa grandiosidade que o governador [Silval Barbosa] falou, quando disse que Mato Grosso passou de 21 milhões de toneladas para 42 milhões. Mostra uma pujança que é responsável pelo respeito que o Brasil tem no exterior. Isso da maior respaldo para o crescimento do país", disse. 


 
O ministro dos Transportes, César Borges, também fez questão de ressaltar a posição do Estado a nível nacional no que tange o desenvolvimento do agronegócio. 


 
“Se olharmos para Mato Grosso, um Estado que produz mais de 40 milhões de toneladas de grãos por ano, vamos ver que o futuro do Brasil está no Centro-Oeste. Agora, o maior terminal intermodal da América Latina está em Rondonópolis. O que estamos aqui celebrando é também a procura de um modal mais eficiente para transportes de cargas e uma nova arrancada para que o Brasil possa buscar sua potência ferroviária”, disse. 


 
A partir de agora, a primeira obra a ser executada é a duplicação da BR-163, no trecho entre Jaciara e São Vicente. O ministro e o governador Silva Barbosa (PMDB) assinaram a ordem de serviço para a elaboração do projeto executivo durante a solenidade de inauguração. 


 
Serão 70 Km de duplicação ao custo de R$ 300 milhões. O recurso é oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No trecho que vai de Rondonópolis até Jaciara as obras já estão em andamento. 


 
"Rondonópolis já é o maior PIB do Mato Grosso. Fico imaginando o que significará em termos de potencial de desenvolvimento isso que nós estamos vendo aqui. Acho também muito importante a 163. O governo federal colocou toda a BR aqui de Mato Grosso no Programa de Investimento em Logística. Colocou justamente por perceber que ela, no seu todo, é um outro elemento crucial para essa integração de modais", enfatizou a presidente. 


 
Dilma afirma que a intenção é realizar a duplicação de toda a rodovia, ou seja, da divida do estado com o Mato Grosso do Sul até Sinop, o equivalente a 850 Km. 


 
Borges ainda revelou que a presidente pretende lançar o projeto da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que liga os municípios de Lucas do Rio Verde a Uruaçu (GO). "Vamos fazer essa obra. É meu juramento e do senador Blairo Maggi (PR). É o receptáculo dele", garantiu Dilma. 


 
Silval, por sua vez, aproveitou e pediu à presidente a expansão da ferrovia até a Capital. "Deixo um desafio para o presidente da ALL e a presidente Dilma: trazer a ferrovia até Cuiabá". 


 
O secretário de Logística e Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo, lembrou que um estudo de viabilidade para esta obra já está em andamento, sob a responsabilidade da Universidade de Santa Catarina. "Cabe a nós seguir para Cuiabá. Em 2011 contratamos um estudo de viabilidade que deve ficar pronto em abril. A partir daí, vamos em busca. A expectativa é iniciar a licitação ano que vem". 


 
A Ferrovia Senador Francisco Vuolo integra o PAC-2 e representa um dos maiores projetos ferroviários desenvolvidos e financiados pela iniciativa privada no Brasil. 


 
No total, foram investidos R$ 880 milhões por parte da América Latina Logística (ALL) e sua construção se iniciou em 2009. No ano passado, a empresa inaugurou a primeira fase da obra, possibilitando a operação da ferrovia em Itiquira (MT). 


 
“Este é um momento histórico para a infraestrutura nacional e desenvolvimento no nosso país. Inauguramos hoje um dos maiores empreendimentos de construção ferroviária feita por uma empresa privada no Brasil e um dos mais significativos investimentos da ALL na nossa capacidade logística”, afirmou o presidente da ALL, Alexandre Santoro.





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