Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 12 de Maio de 2011 às 21:47

    Imprimir


Um mediador nomeado pelo CCG (Conselho de Cooperação do Golfo) tentará retomar o diálogo com o ditador do Iêmen Ali Abdullah Saleh, para negociar sua saída do poder.

Abdullatif al Zayani, secretário geral do CCG, viajará à capital Sanaa no próximo sábado e deve se encontrar com o ditador, segundo a agência de notícias Reuters.

O CCG é formado por Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein, Kuait e Omã. Zayani havia estado no fim de semana passado no Iêmen, mas deixou o país depois que Saleh se negou a assinar um plano que previa sua saída do poder.

Na ocasião, membros do governo haviam dito que as negociações haviam avançado e o ditador estaria disposto a assinar o documento.

Saleh governa o país há 33 anos. O plano proposto pelo CCG para pôr fim à onda de protestos, que já fez mais de 160 vítimas fatais, prevê que Saleh saia do governo no prazo de um mês

O CCG divulgou na terça-feira um comunicado condenando a violência ocorrida no país nesta semana. "O secretário-geral pede que os lados retornem à iniciativa do Golfo para resolver a crise, uma vez que essa é a melhor saída para a trágica situação que o Iêmen está vivendo". O comunicado recebeu hoje o apoio do governo dos EUA.

PROTESTOS

Pelo menos duas pessoas foram assassinadas e outras 26 ficaram feridas em novos protestos ocorridos nesta quinta-feira na cidade de Baida, a 260 km ao sul da capital Sanaa.

Um grupo de manifestantes tentou invadir um edifício do governista Partido do Congresso Geral Popular. As mortes aconteceram quando milicianos leais ao ditador abriram fogo contra os manifestantes.

Mesmo assim, armada com coquetéis molotv, a multidão conseguiu invadir e incendiar o prédio.

Em Taiz, ao menos 19 manifestantes foram feridos à bala por policiais e militares. Eles faziam parte de um grupo de 5.000 pessoas que tentaram invadir um edifício do Ministério das Finanças.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/91908/visualizar/