MG: assentado dobra renda com produção de mussarela de búfala
O produtor Ricardo Alves, do assentamento Dandara, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, dobrou a renda familiar após decidir se dedicar à produção de mussarela de búfala. Desde 2008, o assentado cria búfalos na área onde vive e já incentiva outros produtores a fazer o mesmo Com um lucro mensal de mais de R$ 2 mil, hoje Alves cuida do próprio negócio e pode garantir mais conforto aos familiares.
A ideia de criar búfalos surgiu quando a fazenda em que trabalhava foi vendida e ele ficou desempregado. Alves recebia dois salários mínimos. Ao ser assentado, usou o dinheiro do acerto trabalhista e economias para comprar 29 búfalos e um boi. "Eu queria parar de trabalhar para os outros e tinha o desejo de fazer algo diferente", conta.
Alves idealizou, há dois anos, uma marca para seu produto, registrada na Secretaria de Agricultura. Juntamente com a família, ele cria, atualmente, 40 animais e chega a produzir 16 quilos de mussarela de búfala diariamente, vendidos a cerca de R$ 15,00 o quilo. Nos períodos de maior produção, contrata um funcionário para auxiliar na fabricação.
Inspiração para os vizinhos
Inspirados pelo sucesso de Alves, os vizinhos também têm optado pela criação do animal. Das 16 famílias que vivem no assentamento Dandara, sete já criam búfalos para a produção de mussarela. Juntos, os assentados produzem cerca de 350 litros de leite por dia, que são transformados em 45 quilos de mussarela.
Toda a produção do assentamento é comercializada na região do Triângulo Mineiro. Segundo Alves, o produto é vendido a uma distribuidora de Uberaba e para restaurantes de Uberlândia. Devido aos bons resultados, ele já pensa em se unir aos assentados para criar uma cooperativa. "Precisamos nos organizar, porque nossa produção está crescendo e precisamos pensar em ampliar a venda para outras regiões."
A aceitação da mussarela fabricada por Alves é tão grande que ele foi convidado a participar da SuperAgro 2011, uma das maiores mostras do agronegócio de Minas Gerais. "O convite é um orgulho para todos nós, porque esse é o único assentamento que produz mussarela de búfala na região", ressalta.
Comentários