Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 12 de Maio de 2011 às 01:23

    Imprimir


Articular territorialmente as ações para redução da pobreza extrema, este foi o foco de trabalho na quarta-feira (11), da reunião nacional da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA). A atividade contou com a presença da Secretária de Articulação para Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) , Ana Fonseca, o Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Carlos Guedes, além do Secretário da SDT Jerônimo Souza.


Para Ana Fonseca o grande desafio das políticas públicas que tratam da redução da pobreza é ir além da garantia de renda. “O principal desafio deste governo é identificar as famílias que estão nesta situação de extrema pobreza e criar as condições que permitam que elas sejam incluídas nas cadeias produtivas dos territórios e que tenham a condição de acessar os serviços públicos”, destacou a secretária. Outro dado importante apresentado pela representante do MDS, na reunião nacional da SDT foi o fato que aproximadamente 50% das pessoas que se encontram na situação de pobreza extrema tem entre 14 e 19 anos.


Carlos Guedes destacou que parte significativa dos municípios brasileiros com concentrações de famílias em situação de extrema pobreza no meio rural se encontram dentro de Territórios da Cidadania, locais onde já estão concentradas ações do MDA. “Acredito que o Ministério do Desenvolvimento Agrário tem um papel central na redução da pobreza extrema no Brasil, de um lado temos políticas territoriais articuladas em todo o país, do outro sabemos que quase a metade dos mais pobres neste país estão no campo, nosso desafio é grande, mas sabemos que a agricultura familiar é capaz de dar uma resposta a altura do desafio”, afirmou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/92047/visualizar/