Presidente da AMM avalia importância dos anúncios da presidente Dilma
O anúncio da liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento para os municípios com menos de 50 mil habitantes animou os prefeitos participantes da XIV Marcha a Brasília. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff, que se reuniu com os gestores participantes da mobilização. Os recursos vão beneficiar a maioria dos municípios de Mato Grosso.
A liberação de recursos dos restos a pagar, dentro de um critério de avaliação por cada estado, também foi bem recebida pelos gestores. As obras precisam ser concluídas e os recursos estão pendentes no Governo Federal. Somente em 2009, por exemplo, Mato Grosso tem pendências de cerca de R$ 10 milhões, através de obras empenhadas com a Caixa Econômica Federal.
O repasse de recursos para as creches municipais também foi comemorado, pois os prefeitos terão garantia de recursos para a manutenção das creches e não apenas para a construção.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, fez parte da mesa principal onde a presidente Dilma estava ao lado dos ministros. Ele ressaltou que a presidente reconhece que os municípios brasileiros necessitam de mais atenção e de recursos para viabilizar obras de infraestrutura nos municípios. "A situação financeira dos municípios é preocupante, principalmente dos menores", assinalou.
Ele destacou que a Saúde é um dos maiores desafios para todos os gestores. "Nosso objetivo é priorizar a regulamentação da PEC 29, que está parada no congresso, enquanto os prefeitos continuam enfrentando muitos problemas para atender a grande demanda nos municípios", ponderou. A presidente Dilma anunciou recursos para as Unidades Básicas de Saúde, o que pode ajudar, mas não resolverá o problema de muitos municípios
Meraldo disse ainda que a renegociação da dívida dos estados com o Governo Federal vai possibilitar mais investimentos nos municípios, que estão perdendo a capacidade de investimentos. Com a renegociação, o governo estadual poderá investir mais na infraestrutura e na melhoria da malha viária dos municípios.
Comentários