SDT discute economia solidária para erradicação da pobreza no desenvolvimento territoria
O papel da economia solidária e do desenvolvimento territorial para erradicar a pobreza extrema. Estes foram os assuntos da tarde desta terça-feira (10) da Reunião Nacional da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que contou com palestra do Secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, e do lançamento do livro “Pobreza Rural: concepções determinantes e proposições para construção de uma agenda de políticas públicas”.
Para o secretário de Desenvolvimento Territorial, Gerônimo Souza, o seminário e o lançamento do livro vão dar subsídios para um planejamento estratégico de até quatro anos. “A palestra do Professor Singer traz sempre algo maior como a dimensão da solidariedade que ultrapassa as dimensões da economia pura e simplesmente. Já o livro do IICA é um importantíssimo tema de construção territorial do Brasil. Trata-se da conjunção de dois temas estratégicos, não se combate a pobreza sem se preocupar com uma economia justa e solidária, com um comercio justo e que se preocupa com a sustentabilidade do desenvolvimento.”
No debate “A Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento”, o professor Paul Singer ressaltou o papel da economia solidária para o desenvolvimento endógeno e a complementariedade de experiências de economia solidárias urbanas com o cooperativismo e o associativismo de agricultores familiares, em especial as feiras de comercialização da agricultura familiar e as cooperativas de crédito.
Para ele, o encontro é altamente positivo. “Temos experiências diferentes, mas não há diferenças de princípios. Espero que ainda continue acontecendo esta troca entre o desenvolvimento rural e territorial e nós da economia solidária que faz parte disso.” Singer destacou ainda a importância das associações comunitárias. “As comunidades nos territórios são os sujeitos de nossa ação.”
Comentários