Cresce a abertura de empresas
Crescimento da economia mato-grossense é um chamariz para que novos empreendimentos cheguem ao Estado. No primeiro quadrimestre deste ano foram abertas 4,167 mil empresas, quantidade 4,67% maior sobre a registrada no mesmo período de 2010, quando 3,981 mil unidades empresariais abriram as portas no Estado. Levantamento da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) mostram que o número de empresas continua crescendo a cada mês e aponta um cenário positivo para a economia estadual.
Roberto Peron, presidente da Junta, afirma cada novo empreendimento chega ao Estado significa mais renda e oportunidades de trabalho para a população. "O aumento da quantidade de empresas atuando em Mato Grosso é reflexo do desempenho econômico da região". Conforme ele, a expansão não é um privilégio da Capital. "Todo o Estado está crescendo".
Nos primeiros 4 meses do ano 6,120 mil empresas fizeram alterações cadastrais, seja de endereço, de porte, mudança de código de atividade, entrada e saída de sócio, entre outras. O movimento superou em 20,44% o resultado de 2010, de 5,081 mil mudanças.
Também houve aumento no percentual de empresas que encerraram as atividades. Nestes primeiros 4 meses de 2011 o índice de fechamento de empresas aumentou 48%, de 715 para 1,060 mil. Do número total de empresas constituídas no Estado neste ano 1,896 mil são classificadas como Sociedade Empresária Limitada.
Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) Pedro, Nadaf, enfatiza ainda que Mato Grosso cresce em média 10% ao ano. "Índice maior que o registrado pela China. É o resultado de um trabalho amplo de atração de novas empresas e das ações para facilitar a vida do empresário mato-grossense".
Um exemplo do crescimento no número de empresas é a vinda da Yogoothies, empresa franqueadora especializada em frozen yogurt. No próximo sábado (14) será inaugurada em Cuiabá a primeira unidade no Estado. A abertura faz parte do plano de expansão da marca que tem por objetivo chegar a todos os estados brasileiros e se tornar líder do setor em 2 anos.
"Os produtos têm grande potencial de vendas na região. Estamos muito otimistas com essa inauguração", revela Heberth Curcovezki, diretor de Marketing e Operações da Yogoothies. Conforme ele, a empresa ainda irá inaugurar nas próximas semanas uma unidade em Sinop. Cada uma delas tem investimento estimado em R$ 250 mil. A Yogoothies tem apenas 8 meses de atuação no mercado mas conta com 44 unidades espalhadas pelo país.
O diretor conta que os produtos são direcionados para todos os tipos de consumidores. A marca é reconhecida por oferecer um alimento 0% de gordura, que reúne as propriedades do iogurte aliadas ao frescor do sorvete. "Esperamos que os consumidores aprovem a novidade".
Comentários