Conab vai realizar três operações de venda direta de estoques públicos de trigo e duas de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) dos produtos
Leilões negociam arroz e sisal
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai fazer três operações de venda direta de estoques públicos de 209 mil toneladas de trigo. Também serão realizadas duas operações de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), de 130 mil toneladas de arroz e 2,15 mil toneladas (t) de sisal.
Este será o terceiro leilão de trigo desde o início do ano. Até o momento, foram comercializadas 361,6 mil t. Nesta quarta-feira, mais 209 mil toneladas serão negociadas. O produto foi cultivado em cinco estados – 19,8 mil t no Mato Grosso do Sul; 45 mil t no Paraná; 111,3 mil t no Rio Grande do Sul; 30,5 mil t em São Paulo e 2,15 mil t em Santa Catarina.
Poderão participar deste leilão os interessados que estejam devidamente cadastrados na bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação. Também é necessário estar em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi).
O Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) de arroz será de 130 mil t em casca, safras 2010 e 2011, produzido nos estados do Rio Grande do Sul (100 mil t), de Santa Catarina (10 mil t), do Mato Grosso do Sul (10 mil t) e do Paraná (10 mil t). Poderão participar indústrias de beneficiamento ou de transformação e comerciantes.
Este prêmio será pago ao participante que comprovar a compra do produto em casca do produtor rural e/ou sua cooperativa por valor não inferior ao preço mínimo fixado pelo governo federal. O arroz poderá ser destinado a qualquer localidade, exceto as regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os estados de Tocantins, Rondônia e Pará, e Argentina, Paraguai, Uruguai e Suriname.
A operação para venda de sisal vai leiloar 2,15 mil t da safra 2010/2011. A única exceção de destino da fibra são os estados produtores, Bahia (2 mil t) e Paraíba (150 t). Indústrias de beneficiamento e comerciantes estão livres para participar da operação.
Desde o início de 2011, a Conab já realizou sete leilões de Prêmio para Escoamento do Produto (PEP) de arroz, com a comercialização de 686,6 mil t. De sisal, foram 14 prêmios que resultaram na negociação de 36,7 mil t da fibra.
Confira os avisos nº 144, 145, 146 (venda de trigo), 143 (PEP de sisal) e 147 (PEP de arroz).
Saiba mais
Venda direta de estoques públicos – É realizada por meio de leilões para regular o abastecimento e o preço dos produtos agrícolas.
Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) – O governo concede um valor à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e o transporta para região com necessidade de abastecimento. Este instrumento desonera o governo da obrigatoriedade de comprar e estocar o produto.
Comentários