Cuiabá adere à Paralisação Nacional da Educação com ato público
Trabalhadores da educação de todo o País organizam atos públicos e paralisam as atividades nesta quarta-feira (11). Em Cuiabá, a categoria se reúne às 14h30, na Praça Alencastro, no Centro. O movimento integra a Semana Nacional de Mobilização pela Educação, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
O objetivo é cobrar dos deputados federais e senadores a imediata aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) conforme os encaminhamentos da Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada no ano passado. Um deles é a ampliação de investimentos na Educação para 10% do Produto Interno Bruto (PIB), e não 7% conforme proposta do Ministério da Educação (MEC). O Projeto de Lei do PNE (PL nº 8.035/10) foi enviado ao Congresso Nacional em 15 de dezembro de 2010 e deve alcançar suas metas até 2020. Atualmente, está em tramitação na Câmara dos Deputados.
O ato público da Capital mato-grossense também reivindica o cumprimento do Plano Municipal de Educação de Cuiabá por parte do prefeito Francisco Galindo. O documento versa sobre a ampliação do atendimento no ensino infantil, melhoria da infraestrutura de creches e escolas, elevação de nível dos profissionais, dentre outros pontos. “A participação de toda a categoria é essencial para garantir a Educação que queremos”, convoca a presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Helena Maria Bortolo.
Além das atividades locais, também no dia 11 representantes das 41 entidades filiadas à CNTE se concentrarão em Brasília (DF). A programação inclui ato em frente ao Congresso Nacional, reunião com o ministro da Educação, Fernando Haddad, visitas aos gabinetes dos parlamentares e audiência pública na Câmara dos Deputados com o tema “Qualidade da Educação”.
Comentários