Em mais uma clássico bastante disputado, o Grêmio de Renato Gaúcho abriu a disputa pelo título do Campeonato Gaúcho com uma vitória por 3 a 2 sobre o Internacional de Paulo Roberto Falcão. A partida, no Estádio Beira-Rio, foi o primeiro Gre-Nal das finais do Estadual. As duas equipes foram eliminadas na semana anterior da Copa Libertadores, o que diminuiu o entusiasmo dos torcedores das duas equipes.
No Grêmio, Renato Gaúcho, que foi criticado pela postura defensiva da equipe na partida pela Copa Libertadores, contra a Universidad Católica, no Chile, colocou em campo um time mais ofensivo no clássico, com um ataque formado por jovens atacantes: Leandro e Junior Viçosa. Já Paulo Roberto Falcão manteve a base da equipe que perdeu para o Peñarol pela competição sul-americana. A novidade foi a volta do atacante Rafael Sobis.
No duelo de dois técnicos ídolos como jogadores em seus clubes, Falcão e Renato têm posturas diferentes à beira do gramado. Falcão, sempre vestindo roupa social, é mais calmo na conversa com seus atletas. Já Renato tem postura enérgica - a cada erro de seus jogadores o técnico gremista dá uma bronca nos comandados.
Durante a partida, Falcão iniciou melhor: o Inter abriu o placar logo aos 9min com um gol de Andrezinho, meia que se tornou titular após a chegada do técnico. No entanto, a opção ofensiva de Renato deu melhor resultado. Os três gols do Grêmio vieram com Leandro e Junior Viçosa, que marcou duas vezes. As duas apostas de Renato Gaúcho no jovem ataque gremistas.
A vantagem do técnico tricolor é grande. Além de jogar em casa na volta, o Grêmio pode perder até por um gol de diferença caso não tome mais que dois gols. Após a partida, Renato Gaúcho se emocionou ao lembrar da sua mãe, Maria Portaluppi, que morreu no início de 2010. No início da entrevista coletiva após o jogo, Renato relembrou a data e chorou ao lembrar sobre sua mãe.
O treinador comentou a vantagem que o Grêmio abriu sobre o Internacional na disputa pelo título gaúcho. "Eu preparei esse grupo para ser campeão. Pode até não acontecer, mas eu acredito neles". O ídolo gremista dedicou a vitória a sua mãe: "o momento de ser campeão está muito próximo. Eu tenho muita saudade dela".
Já Falcão, bastante abatido pela derrota, reconheceu que sua equipe não jogou bem. O técnico negou que falte garra em sua equipe e afirmou acreditar na reversão do resultado no Estádio Olímpico: "evidente que temos coisa erradas. O que importa é que tenhamos convicção de que podemos virar a disputa".
A disputa entre dois ídolos de Grêmio e Internacional pelo título do Gaúcho terá seu último capítulo no próximo domingo, no Olímpico.
Comentários