Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Maio de 2011 às 01:27

    Imprimir


O ex-vice-presidente americano Dick Cheney defendeu neste domingo os métodos violentos de interrogatório colocados em prática durante o governo de George W. Bush com os suspeitos de terrorismo, uma semana após a morte de Osama Bin Laden em uma operação dos EUA.

Em uma entrevista à rede de televisão Fox News, Cheney lembrou que vários funcionários do governo Bush garantiram que "alguns dos primeiros indícios" - que depois permitiram encontrar o paradeiros do líder da Al-Qaeda- derivaram das informações dadas por suspeitos de terrorismo submetidos à "simulação de afogamento" ou "submarino", hoje considerada tortura pela CIA.

"Todos disseram de uma maneira ou de outra que o programa de interrogatórios violentos desempenhou um papel", acrescentou. "Meu sentimento é que provavelmente isto contribuiu, assim como outros fatores".

Quando perguntado sobre a possibilidade de voltar a pôr em prática estes métodos --proibidos pelo presidente Barack Obama um dia após chegar à Casa Branca-- caso os EUA capturem um suspeito chave de terrorismo, respondeu: "Sim, defenderia que voltassem a colocá-los em prática".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/92456/visualizar/