Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 08 de Maio de 2011 às 03:24

    Imprimir


Um telefonema de Abu Ahmed al-Kuwaiti, hoje conhecido como o mensageiro que levou à localização de Osama Bin Laden, foi o ponto de partida para a investigação que encerrou dez anos de caçada pelo homem mais procurado do mundo.

A informação consta de reportagem publicada pelo jornal americano "Washington Post", e assinada pelo jornalista Bob Woodward, um dos repórteres responsáveis pela cobertura histórica do caso Watergate (que levou à renúncia do presidente americano Richard Nixon).

Nesse telefonema, al-Kuwaiti afirma a um amigo, de forma cifrada, que esteve prestando serviços a Bin Laden. Segundo agentes da inteligência americana ouvidos pelo jornal, essa ligação, junto com "vários outros pedaços de informação", deu confiança aos agentes para lançar a missão que levou à localização do líder terrorista em Abbottabad, a poucos quilômetros da capital paquistanesa.

VÍDEOS

O Pentágono divulgou neste sábado cinco vídeos do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, recuperados no local onde ele foi morto no último domingo, no Paquistão. As imagens são um importante material nas investigações sobre as atividades de Bin Laden antes de morrer.

Em um dos vídeos, ele está sentado em uma cadeira, com um casaco de lã e um cobertor sobre os ombros. Ele segura o controle remoto da TV. De barbas brancas, Bin Laden assiste ao noticiário sobre ele mesmo em canais de TV via satélite.

Outro vídeo é uma mensagem aos Estados Unidos, que os funcionários do país acreditam ter sido gravada em outubro ou novembro. Segundo a TV americana CNN, o áudio não foi divulgado porque, segundo os altos funcionários americanos, seria inapropriado. Nestas imagens, parece que sua barba foi pintada de preto.

Em outros três vídeos caseiros, Osama ensaia discursos diante da câmera.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/92558/visualizar/