Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Maio de 2011 às 12:39

    Imprimir


O clérigo radical Anwar al-Awlaki, um dos terroristas mais procurados internacionalmente, escapou com vida do ataque de um avião não-tripulado americano no sul do Iêmen na quinta-feira, segundo fontes governamentais citadas pela imprensa dos Estados Unidos.

Em sua edição digital, o jornal "The New York Times" assinala que Awlaki não foi atingido pelo míssil lançado pela aeronave, mas que outros membros da Al Qaeda foram mortos no ataque.

Segundo o diário "The Wall Street Journal", as vítimas os irmãos Musaid e Abdullah Al-Daghari, que, ao fugirem após o ataque, foram atingidos por outro projétil lançado pelo avião não-tripulado.

Awlaki, alvo pretendido pelo Governo dos Estados Unidos "vivo ou morto", começou a ganhar notoriedade quando foi acusado de manter contatos com o major americano Nidal Malik Hasan, que matou 13 pessoas em novembro de 2009 na base de Fort Hood, no estado do Texas.

Além disso, o próprio clérigo assumiu ter doutrinado o nigeriano Farouk Abdulmutallab, que tentou explodir uma pequena bomba durante um voo comercial que aterrissaria em Detroit em 25 de dezembro de 2009.

Awlaki é a figura mais notória do braço iemenita da rede terrorista Al Qaeda --Al Qaeda na Península Arábica--, que surgiu no início de 2009 após uma reestruturação desse grupo que absorveu os quadros na Arábia Saudita.

Segundo as autoridades iemenitas e americanas, a Al Qaeda conta com campos de treinamento no Iêmen, e acredita-se que centenas de integrantes da organização terrorista estejam escondidos nas montanhas do sul iemenita, especialmente na província de Shabua.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/92634/visualizar/