Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Maio de 2011 às 10:09

    Imprimir


Ao menos seis soldados das forças de segurança morreram neste sábado em dois ataques a bomba executados por rebeldes do movimento islâmico na região muçulmana do sul da Tailândia. Em uma primeira ação, três soldados morreram quando o veículo militar no qual viajavam pela província de Yala foi atingido pela explosão de uma bomba colocada na margem da estrada. A delegacia da província de Yala informou que nesse mesmo ataque vários militares ficaram feridos.

Em outra ação similar também realizada por insurgentes na província vizinha de Pattani, três policiais morreram e outros cinco sofreram ferimentos. Os ataques com armas leves, assassinatos e atentados a bomba ocorrem no sul da Tailândia, apesar da presença de 31 mil membros das forças de segurança e a declaração do estado de exceção.

Desde que o movimento separatista islâmico retomou a luta armada em janeiro de 2004, ao menos 4,5 mil pessoas morreram na região. A Tailândia anexou em 1902 as províncias de Pattani, Yala e Narathiwat, que formavam o antigo sultanato de Pattani e onde a maioria da população é muçulmana e de etnia malaia.

Os insurgentes denunciam a política de assimilação cultural budista do governo tailandês e exigem a criação de um Estado islâmico independente.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/92665/visualizar/