Começa o corre-corre dos filhos no comércio
Começou a "saga" dos filhos que pretendem presentear as mães. A busca pelo melhor presente aquece o comércio desde o início da semana. Para atender o número elevado de consumidores, as lojas oferecem descontos e formas de pagamento diferenciadas. Na lista do que as homenageadas querem ganhar estão produtos modernos que abusam da tecnologia e que atendem ao perfil delas, como câmeras digitais, tevês e celulares.
É o caso da funcionária pública Karen Lima, 28, que deseja presentear a mãe Maria com um televisor LCD. Para isso, foi em busca do menores preços e das ofertas. "Tudo para agradar a mãe". Na loja da HP, o gerente Virgílio Oliveira, observa que o preço médio dos presentes é de R$ 1,2 mil. "Os filhos normalmente querem presentear a mãe com um netbook". De acordo com ele, as formas de pagamento incluem parcelamento em até 10 vezes.
Mas há quem não abra mão dos presentes mais tradicionais, como perfumes, roupas e calçados. Clara, de 3 anos, conhece muito bem o gosto da mãe, Katiane Jezuor. Informada sobre as novidades, a pequena avisou ao pai que o presente seria um perfume. "É o que eu gosto de ganhar e o que estou precisando atualmente", conta Katiane. Na loja O Boticário o que não falta são opções em perfumes, hidratantes corporais e outros produtos, afirma a gerente Simone Tavares. Conforme ela, os preços variam de R$ 89 a R$ 110.
Empresária, Gisele Tiemi Kazikawa, 29, ainda não sabe o que vai ganhar do Dia das Mães, mas conta que já comprou o presente da mãe, uma colcha. "Era o que ela queria". Já para ela, a preferência está em uma bolsa. Como o filho tem apenas um ano, ela afirma que o marido é quem vai ter que comprar o presente.
Alexandra dos Santos Cândido, gerente da Anita Calçados conta que são os pais e filhos os responsáveis por escolher o presente das mães. "Ainda não perderam o gostinho de fazer surpresa". Ela conta que a escolha dos produtos começa na vitrine da loja. Alguns acabam pedindo orientação para as vendedoras. "Eles levam de acordo com o perfil da mãe. Se não agradar, fazemos troca do produto sem problemas".
Na Monbijoux, os presentes são mais sensuais e clássicos, como gargantilhas e lingeries. A vendedora líder, Rosilda de Souza Silva, diz que o valor médio dos presentes é de R$ 100.
Independente do produto, a representante comercial Leide Carneira, diz que o melhor presente do Dia das Mães será a recuperação da neta que nasceu prematura e que ainda está internada.
Mesmo assim, em visita a Cuiabá, a consumidora conta que não resistiu a tentação de se presentear. Na média do Estado, o tíquete médio dos presentes deve aumentar de R$ 48 para R$ 60 este ano, conforme diz o vice-presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Hermes Martins.
Comentários