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Sexta - 06 de Maio de 2011 às 13:03

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Não só por causa do Dia das Mães, mas também agregando o Dia dos Namorados e o período pós-carnaval, de acordo com o vice-presidente da CDL Cuiabá, Célio Fernandes, o segundo trimestre é melhor para as vendas no Setor de Comércio. “Em linhas gerais, na maioria dos segmentos, o Comércio volta a se aquecer depois março, desde as farmácias até as concessionárias, passando por materiais para construção e alcançando cosméticos e perfumaria, vestuário e calçados, que têm as vendas incrementadas ainda mais com as datas comemorativas”, informa ele, completando que no caso de materiais de construção, a elevação é garantida mais pelo clima sem chuvas nesta época.

Para Célio, mesmo com o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos créditos pessoais com prazo de um ano ou mais e outras medidas para conter a Inflação (quem pagava 1,5% sobre o valor do financiamento, com a mudança vai pagar 3%), a previsão é de que haja menor expansão nos saldos de concessão e utilização, mas ainda crescimento acima das estimativas do Banco Central (BC). “Desde que as parcelas caibam no bolso do consumidor, este tende a continuar comprando. Vale lembrar que as ofertas com diferencial significativo para quem comprar a vista é uma boa medida para atrair o consumidor e garantir a venda em dinheiro na hora, reduzindo a provável inadimplência devido à alta dos juros”, estima o vice-presidente da CDL Cuiabá.

Ele explica que o “Volta às Aulas”, Férias e o Carnaval propriamente dito proporcionam um “plus” na comercialização de materiais escolares e uniformes, pacotes de viagens, entretenimento e lazer nos meses de janeiro, fevereiro e março. “Agora, devido ao Dia das Mães, a expectativa é de incremento de até dois dígitos em vários segmentos, no comparativo com um período comum”, relata, apontando como presentes mais procurados: desde flores e plantas até cosméticos e perfumes; celulares e eletroeletrônicos, roupas, calçados e acessórios e vários outros que as melhores campanhas publicitárias e estratégias promocionais definirão na concorrência.

O economista Edisantos Amorim, esclarece outro fator importante que contribui com o aumento das vendas nestes meses, que é a queda no preço do combustível, “pois começa agora entressafra da cana de açúcar e isso gera uma melhora nos preços de todo o comércio”.

Há uma expectativa de que o primeiro semestre de 2011 tenha um aumento de 15% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. “Dentro disso, projeta-se que: vestuário terá incremento de 11,5%; cosméticos e calçados 11%. “É um bom crescimento para uma economia que está preocupada com a inflação”, esclarece Edisantos.

A expectativa do comerciante cuiabano - Na loja TNG o grande forte são as roupas masculinas, mas no Dia das Mães as vendas de roupas femininas chegam a crescer até 30% ano a ano. “Em 2011, a expectativa é de que esse número se repita”, diz a gerente da Loja, Eliane Rosa.

Ricardo Mariano, gerente da Decorliz Perfumaria e Cosméticos, coloca que o carnaval realizado no mês de março, e não em fevereiro, não foi bom para o Comércio mato-grossense. E que o feriadão prolongado fez com que vendas de vários estabelecimentos caíssem. “Mas, com o Dia das Mães se aproximando as vendas com certeza voltam a melhorar”.






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