Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 06 de Maio de 2011 às 10:43

    Imprimir


Cercados por pobreza e violência, estudantes de escolas municipais situadas em áreas de risco dão uma lição de superação e conquistam os primeiros lugares na Prova-Rio e Alfabetiza Rio, avaliações aplicadas a 195 mil alunos do 1º, 3° e 7° anos do Ensino Fundamental, pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de medir o nível de aprendizagem em Matemática e Português.

O resultado divulgado ontem pela secretária Claudia Costin revelou que 12 das 16 unidades com os melhores desempenhos estão localizadas em favelas das zonas Norte e Oeste. É o caso do Ciep 1º de Maio, entre as comunidades do Rola e Antares, em Santa Cruz, que obteve 8,8, a maior média geral do 3º ano do Ensino Fundamental da Prova Rio, à frente de 756 escolas. O Ciep já havia ganho, em 2009, o primeiro lugar no simulado para a Prova Brasil.

Outros dois colégios - E.M.Prefeito Djalma Maranhão, no Morro do Vidigal, Zona Sul, e E.M. 4º Centenário, no Complexo da Maré, Zona Norte - conquistaram os primeiros lugares em Português e Matemática, respectivamente, no Alfabetiza Rio. Seus alunos tiraram 8,9 e 8,7, nas duas disciplinas, competindo com 53 mil alunos. A média da rede foi 6.

De acordo com a avaliação, cerca de 80% dos alunos da rede, ou seja, cerca de 33 mil crianças chegam ao final do 1° ano alfabetizados. "Vamos trabalhar em cima dos 20% que não estão alfabetizados. Eles terão reforço escolar do programa "Nenhuma criança a menos", para que cheguem alfabetizados ao final do 2° ano", disse Costin, que comemorou o pequeno avanço na Prova Rio. Em 2009, a rede teve como média geral nota 5 no 3° e 7° anos. Já em 2010, essa média foi de 5,2 no 3° ano e de 5,0 no 7° ano. "Os resultados são conquistados em longo prazo. Mas estamos no caminho certo", disse a secretária.

A Prova Rio vai gerar o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio (IDE-Rio), que servirá de base para a premiação anual dos professores e funcionários das escolas a partir deste ano.

Escolas com os melhores resultados
CAMPEÕES DO 3º ANO
O primeiro lugar ficou com o Ciep 1º de Maio, localizado na favela do Antares, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. A escola elevou a média de 5,2 (2009) para 8,8 (2010). A segunda posição foi para o Ciep Glauber Rocha, com 7,8. Em 2009, a escola situada entre as comunidades da Pedreira e Lagartixa, em Costa Barros, havia tirado 5,9. Em terceiro, ficou a E. M. Arthur Azevedo, na Pavuna, Zona Norte, cuja pontuação subiu de 5,7 (2009) para 7,7.

VENCEDORES DO 7º ANO
O melhor desempenho foi o da E. M.Roberto Burle Marx, em Jacarepaguá, Zona Oeste, que, apesar de a média ter caído de 6,9 (2009) para 6,4 (2010), manteve a liderança. A segunda posição foi conquistada pela E. M. Pedro Bruno, em Paquetá. Os alunos tiraram 6,4 no exame. Há dois anos, a média havia sido de 5,5. Em terceiro, ficou o CIEP Lindolpho Collor, em Rio das Pedras, Zona Oeste, que elevou a média de 5,3 para 6,1.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/92810/visualizar/