"Temos de ser capazes de nos coordenarmos ao menos para falar com uma só voz na frente externa", declarou Lagos no seminário "América Latina no século XXI: Desenvolvimento, Integração Regional e Democracia", organizado pelos políticos socialistas chilenos.
Em alusão aos três países latino-americanos do G20, Lagos se perguntou se os países latino-americanos podem "convergir e através desses três impor (...) reivindicações nesse cenário".
O presidente chileno defendeu também que a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que agrupa os 12 países da América do Sul - e do qual o México demonstra interesse em participar como associado -, seja o fórum onde os países da região ponham em comum seus pontos de vista.
Presente no encontro, Valter Pomar, ex-secretário de relações internacionais do PT, disse à Agência Efe que "a possibilidade de uma integração para dentro, com sucesso e desenvolvimento, depende que alguns grandes países se disponham a isso, e o Brasil está disposto".
Atual secretário-executivo do Foro de São Paulo, composto por grupos e partidos de esquerda da América Latina, Pomar disse que o Brasil "não quer exercer na região o papel que os Estados Unidos exercem".
"Nossa aposta é fazer uma integração mais compartilhada e inclusiva", ressalto.
Comentários