Por meio de PPP, a empresa terá a concessão para explorar o serviço por um determinado tempo
PPP pode ser saída à implantação do VLT
Após constatar a viabilidade do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, acredita que saída para implantação do novo sistema de transporte é por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP) entre o Governo do Estado e a iniciativa privada. “O investimento pode ser por PPP, em que a empresa ganha a concessão para explorar o serviço por um determinado tempo. Acredito que, como o valor do VLT será inferior ao planejado, o Governo talvez nem precise subsidiar. Temos empresários com fundo de investimentos de 1 bilhão para investir em Cuiabá”, declarou Riva, ao retornar de Portugal, onde conheceu na prática o funcionamento do VLT.
O deputado, que viajou à Europa junto com o governador Silval Barbosa e o presidente da Agecopa Éder Moraes, ratificou que o modelo é viável e pode ser integrado junto ao sistema atual de transporte com a utilização do bilhete único. “Sou a favor do Bus Rapid Transit (BRT) na Miguel Sutil, mas não como sistema no eixo troncal. A tarifa é compatível e talvez nem precisaremos de subsídios”, apontou.
A comitiva esteve na cidade do Porto, em Portugal, que tem 70 quilômetros de VLT, em sistema integrado com ônibus e que contribuiu com o aspecto paisagístico da cidade. “Dois engenheiros foram premiados pela idealização da obra no Porto, que foi inaugurada apenas 20 dias antes da Eurocopa de 2004”. Riva disse que lá, próximo aos terminais, foram construídos estacionamentos, o que reduziu a demanda de veículos em 20%. “As pessoas vão de carro até os terminais e de lá seguem de VLT. Isso também pode ser feito aqui para diminuir o fluxo de ônibus e carros, que hoje congestionam o centro da Capital”.
Os deputados Sérgio Ricardo e Guilherme Maluf também compuseram a comitiva. Em plenário, Sérgio disse que o VLT é um sistema espetacular. “Precisamos colocar Cuiabá e o aglomerado urbano na modernidade. O VLT vai somar com o sistema que temos hoje”. Já Maluf vê com muito otimismo a implantação do sistema. “Cuiabá ganhará muito com o VLT. Volto convicto e confiante que se trata do tipo de transporte ideal para Cuiabá. É seguro, rápido e ecologicamente correto”, concluiu.
Comentários