Após "via sacra", Geller comemora urgência para Código Florestal
O primeiro passo para que o novo código florestal se torne realidade foi dado na noite desta terça-feira (3) com a aprovação na Câmara dos Deputados de um pedido de urgência para a colocação do projeto de lei 1.876/1999 na pauta de hoje (4). “O primeiro objetivo foi alcançado”, comemorou Neri Geller após a aprovação do requerimento que coloca a matéria como prioridade na pauta da Câmara.
Geller peregrinou durante todo o dia por gabinetes e plenários e esteve reunido inúmeras vezes com lideranças partidárias, sempre acompanhado por representantes de uma comitiva da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) e da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja).
Segundo ele, a aprovação do pedido é a garantia de que o código florestal será votado o mais rápido possível, de preferência ainda nesta quarta-feira (4), conforme compromisso do presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT/RS). O deputado acredita que haverá maioria para a aprovação do relatório de relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP).
Apesar do otimismo do parlamentar e da classe produtiva, ainda há uma ponta de receio de que o governo apresente no apagar das luzes, caso não haja consenso em alguns pontos, um substitutivo ao texto do relator do código florestal. Ainda falta acordo entre Aldo Rebelo e o governo no que se refere às áreas consolidadas.
“Se o governo apresentar um substitutivo ele perde. Todo o setor produtivo está coeso, não só o setor rural. Teremos ampla maioria para aprovarmos o código hoje com as alterações que o relator negociou com o governo”, garantiu o parlamentar Geller.
Comentários