As ideias fazem parte de um comunicado sobre imigração adotado pelo colégio de comissários e que servirá de base para o debate entre os estados-membros sobre a maneira de reforçar a Europa sem fronteiras.
"Para proteger a estabilidade do espaço Schengen examinaremos a possibilidade de reintroduzir de maneira temporária controles limitados nas fronteiras internas, em circunstâncias muito excepcionais", indicou a comissária de Interior europeia, Cecilia Malmstrom, na apresentação das medidas.
O restabelecimento dos controles poderia ser aplicado "quando uma parte da fronteira externa enfrenta uma forte pressão imprevista", como ocorreu na ilha italiana de Lampedusa nos últimos meses, para onde chegaram mais de 25 mil imigrantes após as revoltas populares no norte da África.
O relatório pretende completar até 2012 o sistema europeu comum de asilo, intensificar o papel da agência de controle de fronteiras e melhorar os pactos com os países de origem da imigração.
A partir destas propostas, a Comissão Europeia confia que os chefes de Estado e de Governo dos 27 perfilem as futuras iniciativas sobre migração na cúpula europeia de 24 de junho.
Comentários