Culinária brasileira em linguagem poética
O Brasil é sinônimo de diversidade. Aqui estão reunidas inúmeras culturas, costumes e crenças. Apresentar essa grande riqueza nacional por meio da culinária é a proposta de Dílvia Ludvichak em seu livro Na cozinha do chef Brasil, lançamento da Paulus. A autora convida os pequenos a fazer uma viagem pelo nosso país e a conhecer os pratos típicos de cada região, preparados por um chef bastante divertido.
Repleta de rimas, a obra conta a história de um cozinheiro muito simpático e trabalhador. Em seu cardápio, ele apresenta receitas que retratam os costumes de diversos estados, uma para cada dia da semana. "Um livro de receitas é um livro de histórias. A proposta é revelar, por meio da culinária, aspectos culturais, econômicos e sociais de cada cultura e também relembrar o folclore, sobretudo a influência exercida por ele em nossa sociedade", explica Dílvia.
Recheado de delícias, o livro explica algumas iguarias diferentes, como a maniçoba, alimento de origem indígena feito com folhas de mandioca cozidas durante vários dias e misturadas a ingredientes que compõem a tradicional feijoada. Por esse motivo, o prato é chamado popularmente de feijoada paraense.
Além das receitas, o leitor encontrará um capítulo só de curiosidades: entre vários assuntos, ele ensina que em alguns lugares do Brasil o mesmo alimento tem nomes diferentes, como o açaí e a juçara, frutas encontradas na região Norte, especialmente nos estados do Pará e do Amazonas.
A narrativa poética, aliada às belíssimas ilustrações que lembram pintura feita com giz de cera e lápis de cor, estabelece aproximação maior com as crianças, incentivando o interesse pelo assunto. Para dar um tempero ainda mais especial à leitura, a autora sugere que o cardápio, composto por versos, seja cantado. Para isso, o livro os traz em partituras para piano, interagindo com as crianças e tornando a leitura ainda mais agradável.
Dílvia espera que a obra, além de entreter, ajude os pequenos a não esquecer as suas raízes. "Eu tenho um sonho para a sociedade e acredito que livros infantis são "janelas" para se chegar lá: um lugar onde as crianças sejam mais abertas. Ao contrário de outras gerações, que elas respeitem, amem, valorizem suas próprias histórias e não se esqueçam nunca de suas origens", completa.
Na cozinha do chef Brasil integra a coleção Mistura Brasileira. Por meio dos seus títulos, ela pretende contribuir com o aprendizado dos mais novos, apresentando, em suas obras, um pouco da cultura brasileira e também dos costumes de determinadas regiões. Também compõem a série: A lenda do Saci-Pererê em cordel, Mitos e lendas do Brasil em cordel, O morro encantado, A nascença da noite e demais livros.
Comentários