Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 01 de Maio de 2011 às 23:04

    Imprimir


O governo de Alagoas instalou uma sala de situação em Maceió para coordenar as ações de ajuda às cidades do Estado atingidas por temporais nos últimos dias.

Campestre, Jundiá, Novo Lino, São Luis do Quitunde e São Miguel dos Milagres decretaram situação de emergência devido às chuvas intensas que têm ocorrido desde quinta-feira (28).

A sala foi montada na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Segundo o coronel Gilson Romeiro, secretário-executivo da Defesa Civil estadual, há diversas áreas de risco nas cidades e as cinco prefeituras estão se mobilizando para retirar as pessoas desses locais, mas enfrentam dificuldades em convencer os moradores a deixar suas casas.

Balanço da Defesa Civil aponta que 3.674 pessoas foram afetadas pelas chuvas nas cinco cidades. Dentre elas, 2.579 estão desalojadas (foram para a casa de amigos e parentes) e 514 encontram-se desabrigadas (dependem de abrigos públicos).

De acordo com o coronel, foram abertos pontos de entregas de doações em todo Estado. Os mantimentos serão remanejados para a Secretaria de Assistência Social e distribuídos conforme a necessidade dos municípios.

As cidades de São Miguel dos Milagres e Campestre têm falta de serviços essenciais, como abastecimento de água, transporte e comunicação. Em Novo Lino e São Luis do Quitunde ocorrem problemas como a queda de energia elétrica. Em São Luis, uma criança morreu soterrada e três pessoas ficaram feridas.

Na sexta-feira (29), 45 coordenadores municipais se reuniram para definir um plano de mobilização e articulação material e pessoal para enfrentar a situação apresentada.

"O maior problema são as cheias dos rios, que transbordam e alagam as cidades causando muitos estragos como deslizamentos de terras e a interdição da rodovia AL-101 norte, por exemplo, que fica intransitável", afirma Romeiro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/93435/visualizar/