Aberto IV Encontro Estadual de Funcionários da Educação
Cerca de 170 funcionários da Educação representam diversos municípios de Mato Grosso no IV Encontro Estadual de Funcionários da Educação, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). O evento foi aberto hoje (29) de manhã, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e prossegue até amanhã (30).
O encontro visa a organização da categoria no sentido de assegurar e ampliar os direitos, mas também comemora os 25 anos de unificação sindical na Educação do Estado. Dessa forma, funcionários e professores passaram a integrar um só sindicato. Segundo o presidente do Sintep/MT, esse é um momento oportuno para resgatar a luta deste segmento pela profissionalização. “É preciso, a partir de tudo que foi conquistado até agora, despertar nesses profissionais a identidade do papel de educador, de formador que ele possui”, ressaltou.
O principal desafio do Estado com relação à valorização dos funcionários, segundo a secretária de Funcionários da Educação do Sintep/MT, Guelda Cristina Andrade, é a inclusão do segmento nos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos municípios. “Além disso, precisamos avançar na elevação de carreira dos profissionais de apoio ao nível superior, porque eles ainda não foram contemplados”, explicou. Segundo ela, o papel do encontro é exatamente esse, fomentar o debate para a redefinição de olhares quanto à formação dos funcionários da Educação.
Profuncionários - A abertura contou com a participação do coordenador do Departamento de Funcionários (DEFE) da CNTE, Edmilson Lamparina, que considera o reconhecimento dos funcionários como profissionais da Educação um grande avanço, que foi regulamentado pela Lei 12.014/2009. “Agora os desafios são a formação inicial e continuada desse segmento, porque infelizmente muitos Estados não instituíram o Programa de Formação de Funcionários (Profuncionários), do qual Mato Grosso foi o precursor com 10 anos em pleno funcionamento”, lembrou.
Após a mesa de abertura, o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Valdivino de Moraes, integrou a mesa 02 com o tema “Desafios e perspectivas da formação e valorização dos funcionários da Educação tendo como parâmetro a legislação e a atuação sindical”. Ele, que também é secretário de Funcionários do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato), disse que Mato Grosso tem um papel muito importante no contexto nacional de formação dos funcionários. “Sobretudo, o Sintep/MT, que foi o grande articulador do Profuncionários”, acrescentou.
Redes municipais - A técnica administradora educacional do município de Cláudia, Genice Wentz, acredita que o enfrentamento nas redes municipais precisa ser fortalecido. “Onde moro, por exemplo, não temos sequer gestão democrática na Educação, o que é um entrave para a inclusão dos funcionários no PCCS”. Ela afirmou ainda que o envolvimento sindical é o caminho para superar esse e outros obstáculos. “Em 2005, dois anos depois de ter ingressado na carreira, tomei consciência do meu poder de participação e enfrentamento. Quanto mais unidos estivermos, mais força teremos”, disse, confiante.
O encontro continua hoje à tarde e segue até às 11h de amanhã (30), com encaminhamentos das questões debatidas. A programação completa está disponível aqui.
Comentários